Quinta, 18 Abril 2024

Debate sem debate

 

O último debate entre os candidatos a prefeito em Vitória, realizado pela TV Gazeta, na noite dessa sexta-feira (26), não fez jus ao nome. Os candidatos Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) não debateram proposta alguma. Cada um seguiu seu próprio cronograma, sem questionar um ao outro. A democracia pressupõe que os debates em eleição sejam baseados no confronto de ideias, o que é muito diferente de baixaria e ataques pessoais. É a oportunidade dos candidatos mostrarem ao eleitor que são mais preparados e têm propostas mais interessantes para a cidade. Para isso, é necessário discordar, opinar, rebater, a réplica e tréplica têm exatamente esse propósito. A capacidade de cada candidato lidar com essas discordâncias, de maneira inteligente e com embasamento, é o que pesa no final na escolha do eleitor. Mas Luciano e Luiz Paulo pareciam em carreira solo, como se estivessem em estúdios separados. Não encontraram o meio termo, ou não rola debate, ou o clima é de quase guerra. Prestaram um desserviço à democracia. 
 
Ai tem
Neste sábado (27), três pesquisas sobre a disputa em Vitória apresentam resultados absurdamente diferentes. O Ibope coloca Luciano Rezende com 57% e Luiz Paulo com 43%; pesquisa realizada entre os dias 24 e 26; o Flexconsult/Rede Vitória aponta empate técnico entre os dois candidatos, o primeiro com 45,25% das intenções de voto contra 41% do tucano; pesquisa realizada entre os dias 25 e 26, e o Instituto Futura indica virada de Luiz Paulo, com 51,5% dos votos, enquanto Luciano tem 48,5%; pesquisa realizada nessa sexta-feira, dia 26. Interessante, não?
 
Mais
Luiz Paulo segue com suas gravações pedindo votos por telefone. Todo dia é dia. Pressão.
 
Jogo baixo
Quando circularam nos meios políticos que candidatos a prefeito dispunham de equipes preparadas de hackers para identificar imediatamente qualquer publicação na internet que os atingisse, não se imaginava que fosse para tanto. A que pontos chegamos. 
 
Jogo baixo II
Impedir o trabalho jornalístico, privando os capixabas de informação, valendo-se de ato ilegal não é pra qualquer um. Iniciativa de peixe grande, que conhece a área. Sujeira eleitoral. 
 
A propósito
A quem interessa tirar do ar a pesquisa Visão/Século Diário que apontou empate técnico entre o prefeito Neucimar Fraga (PR) e o candidato do DEM, Rodney Miranda? Para bom entendedor...
 
Combatente
É bom deixar claro, mais uma vez: Século Diário não vai se calar. Em nome da democracia e da liberdade de imprensa. Disposição para permanecer na linha de frente é o que não falta. 



Reforço
Sobre a disputa à presidência da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a coluna faz uma correção. O apoio de Carlos Magno ao candidato André Moreira promete dar trabalho ao presidente da Ordem, Homero Mafra, que buscará a reeleição. A contar pela última eleição, o cenário é apertado. 
 
Reforço II
Na disputa passada, Mafra obteve 3.390 votos; Carlos Magno 2.714, e André Moreira 1.180. Juntos, Carlos Magno e André somaram 53,2% contra 46,5% do atual presidente. 
 
Chororô
Tem candidato a vereador que não conquistou reeleição na Câmara de Guarapari disposto a recorrer à Justiça para aumentar o número de cadeiras na Casa.  Trata-se de Serjão de Jabaraí (PMDB).
 
140 toques
“Jornal Século Diário sofre ataque de hackers logo após divulgar empate técnico entre Rodney e Neucimar. Grampo, hackers, o que virá depois?”. (Ex-deputado federal Capitão Assumção – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano”. Voltaire

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/