terça-feira, julho 1, 2025
19.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Desembarcou

 

Sabe o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), que havia assumido a luta pela criação da CPI do Pó Preto ao lado do colega de plenário, Gilsinho Lopes (PR), nos últimos dois anos? Pois é, não existe mais. Ele resolveu passar uma borracha nos duros pronunciamentos que dividiu com Gilsinho contra as manobras orquestradas pelas poluidoras e deputados para impedir a abertura de investigação sobre a poluição do ar na Grande Vitória, e pulou fora. Euclério e o deputado novato Marcos Bruno (PRTB) retiraram suas assinaturas para abertura da CPI, o que é ainda pior do que não assinar. O próprio Euclério, aliás, já pensou assim. Em 2013, diante do lobby das poluidoras para impedir a criação da CPI, ele não titubeou em esbravejar em plenário: “acho inadmissível um deputado assinar e depois voltar atrás. Ninguém foi obrigado a assinar, mas, de repente, após um telefonema da Casa Civil, um deputado [Gildevan Fernandes, PV] faz uma lambança dessas”. A mudança de oposição para governista, mais uma vez, tornou Euclério uma contradição sem tamanho. Mordeu a língua.  

Desembarcou II

Esse mesmo deputado Gildevan que Euclério tanto criticou, já que presidia a omissa e inoperante Comissão de Meio Ambiente e articulou a retirada das assinaturas, é agora o líder do governo Paulo Hartung na Casa. Ou seja, vai defender o mesmo governo que Euclério abraçou.

Desembarcou III

Não é a primeira vez que o pedetista abre mão de uma bandeira antiga em nome da relação com Hartung. O mesmo ocorreu com o caso do posto fantasma. Depois de fazer um escarcéu, Euclério nem toca mais no assunto.

Necessário

Vem em bom tempo a iniciativa do vereador de Vila Velha, Oswaldo Maturano (Pros), de realizar a primeira audiência pública sobre o pó preto na Câmara. Não tem muito tempo, a Secretaria de Saúde do município apontou que as doenças pulmonares ocupam o terceiro lugar no ranking de óbitos na cidade, perdendo apenas para os homicídios e doenças ligadas ao coração.

Não andou

Só não pode ser mais uma iniciativa que nada e morre na praia, como já ocorreu anteriormente. Motivado pelos mesmos números, o ex-vereador Heliossandro Matos chegou a sugerir a instauração da CPI das Doenças Respiratórias, o que foi até aprovado pelos vereadores. Mas parou por aí.

Rabo preso

Já em Vitória, cadê o vereador Serjão Magalhães (PSB) tomando iniciativas em relação à poluição do ar? Não reivindicou para si essa bandeira? O assunto está na mesa.

Rabo preso II

Na verdade, depois de ter sido financiado pelas poluidoras Vale e ArcelorMittal, Serjão perdeu o restinho de credibilidade que tinha. Trocou de lado.

Bônus

Passou batido na visita ao Estado do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, nessa terça-feira (3), a companhia desde Brasília do senador Magno Malta (PR) e sua esposa, Lauriete, inclusive na reunião no Palácio Anchieta com o governador Paulo Hartung. No seu Facebook, Malta diz que é amigo do ministro e que a visita foi obra dele. Como sempre, quer levar fama.

Sorrisos

O encontro no Palácio serviu para mais um registro da proximidade entre Hartung e Malta, que depois de anos e anos de inimizade política, resolveram pagar de aliados. Até quando, veremos.

Nas redes

“Vitória Carnaval 2015: pó preto liberado para alergia da galera”. (Juntos SOS Espírito Santo Ambiental – no Facebook).

PENSAMENTO:

“Discursos medidos pela hora morrem pela hora”. Thomas Jefferson

Mais Lidas