Segunda, 29 Abril 2024

Desengate

 

Nada indica que o senador Magno Malta (foto à esquerda) e o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, permanecerão juntos no mesmo partido, como ocorre hoje no PR. O afastamento, porém, não chega ao campo pessoal, da amizade. Trata-se de uma ruptura política, por conta de caminhos desencontrados para o futuro. Magno estaria cada dia mais convencido de que precisa assumir uma candidatura em 2014, que poderia ser a do sonho distante, que ele comenta desde sempre, a presidência da República, ou aquele passo mais viável, a disputa ao governo do Estado. Mas para isso, o senador não abre mão de manter suas bandeiras, como o combate às elites capixabas. Já Neucimar não estaria disposto a se comprometer com as mesmas teses em sua jornada para se tornar deputado federal. As notícias que correm por ai indicam que uma possibilidade seria Magno, que tem o comando do PR, migrar para o PSC, onde poderia colocar livremente em prática seus planos. Neste caso, Neucimar poderia conduzir o PR, que já tem seu peso e poderá se fortalecer na próxima eleição, apesar da perda traumática da prefeitura de Vila Velha. Se Magno não sair, Neucimar provavelmente sairá. São hipóteses que circulam nas rodas políticas. Os dois não cabem mais no mesmo espaço.
 
Obstáculo
Diante da possibilidade de Magno encarar a disputa ao governo, fica consolidada uma ameaça ao governador Renato Casagrande, que por enquanto reina sozinho nessa empreitada. A não ser que cometa muitos tropeços até lá, Casagrande não tem adversário à altura para atrapalhar sua reeleição. Magno seria essa pedra no sapato. 
 
Por cima
A propósito, em entrevista ao jornal A Tribuna, nesse domingo (2), o prefeito de Vila Velha se nivelou por cima. Disse que não disputou contra o eleito, Rodney Miranda (DEM), e sim contra o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
 
Reação
Como esperado, parlamentares dos estados não produtores de petróleo já disparam críticas à presidente Dilma Rousseff. Mobilização é para a derrubada aos vetos ao projeto que redistribui os royalties do petróleo no País. Ou seja, mais polêmica à vista. 
 
Troca-troca 
No Diário Oficial desta segunda-feira (3), mudanças no comando do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases), alvo da Operação Pixote, que apontou fraudes em contratos do órgão. Sai o atual diretor administrativo e financeiro Marcelo Zanuncio Gonçalves, para a chegada de Lindomar José Gomes, ex-diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-ES). Zanuncio permanecerá no governo e vai ocupar o cargo deixado por Lindomar no Ipem-ES.
 
Titular
O governador Renato Casagrande designou, nesta segunda-feira (3), os membros que vão compor o Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad-ES), no biênio 2012-2014. Entre os indicados está o médico e ex-governador do Estado Vitor Buaiz, que vai ocupar a cadeira da Universidade Federal do Estado (Ufes).
 
Residência high-tech
A Secretaria de Governo vai gastar R$ 9.098,00 para a aquisição de aparelhos de televisão e tablets para atender à residência oficial do governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. O resultado do pregão eletrônico foi publicado nesta segunda (3). A próxima aquisição da lista será a contratação de empresa para reforma do heliponto no local, cuja licitação também foi aberta na mesma data.
 
Violência
Ainda repercute na vila de Itaúnas, em Conceição da Barra (norte do Estado), a barbárie do assalto praticado contra o Alemão, conhecido ourives da região, em plena luz do dia. Ele foi rendido em sua casa, junto com a mulher, que foi amarrada, enquanto os bandidos seguiram em um Gol branco para sua loja de joias que fica no centro da vila e levaram absolutamente tudo. O negócio foi barra pesada. 
 
Violência II
Crimes como esse são possíveis em Itaúnas porque apesar de ser destino de muitos turistas durante o ano inteiro, não há sequer um policial lotado na vila. Desta vez foi Alemão, famoso por suas peças criativas e originais que fazem a cabeça dos turistas. Quem será o próximo?
 
140 toques
“A morte de seu Ademar Cunha, de forma torpe, nos leva a questionar: quando as ações de segurança deixarão de ser discurso pra virar verdade?”. (Vereador de Vila Velha – João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. Na guerra, você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes." Winston Churchill

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/