Quinta, 18 Abril 2024

Desidratação partidária

O presidente do PMDB do Estado, Lelo Coimbra, bem que tentou, mas não conseguiu disfarçar a desidratação que sofreu o partido no Estado. Se nacionalmente o partido segue firme como líder em prefeituras e orçamentos a administrar no País, no Espírito Santo a queda foi de 30% no número de prefeituras.



Isso graças à influencia da deputada federal Rose de Freitas, que com sua política municipalista, continua tendo forte influência nos pleitos municipais. Embora ela própria tenha sido prejudicada, perdendo um pouco de suas prefeituras, muito em consequência das escolhas de seu partido.



Lelo Coimbra chegou à presidência do PMDB com um objetivo muito claro para os meios políticos. Com a ajuda do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, tirou o partido das mãos do ex-deputado federal Marcelino Fraga, não para fortalecer o PMDB, mas para colocá-lo a serviço do então governador Paulo Hartung.



A partir de sua chegada à presidência, ele passou a articular as políticas locais de acordo como interesse do grupo do governador. Um exemplo emblemático disso foi a entrada quase a força do hoje senador Ricardo Ferraço no partido, depois de um entrevero no PSDB.



Enquanto Hartung era governador, a caneta facilitava o êxito do PMDB nas disputas. Mas há dois anos na planície, o ex-governador perdeu o prestígio político e não ajudou a eleger os candidatos do partido. Como o PMDB, mais uma vez, ficou na dependência dos interesses do grupo hartunguete, acabou não fazendo as acomodações que lhe garantissem um melhor posicionamento na eleição.



Isso sem falar nos locais onde o ex-governador trabalhou contra os candidatos do partido, como em Cariacica, em que o candidato Marcelo Santos não contou com o apoio do correligionário e ainda enfrentou as movimentações dele em favor dos adversários.



O fato é que se o PMDB tem pretensões na disputa estadual de 2014, a eleição deste ano não ajudou, já que as vitórias do partido não foram em cidades politicamente estratégicas. E mais, se Hartung tem pretensões para 2014, o PMDB para ele deixa de ser interessante.



Fragmentos:



1 – Mal acabou as eleições e começou a correr no município de Pancas a notícia de que o município passaria por um novo pleito no próximo dia 20. Na verdade, os únicos municípios que devem ter nova disputa são Guarapari e Pedro Canário.



2 – O ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, tem sido apontado pelos candidatos que apoia como um “perfil técnico”. Mas ele não é. É político de carteirinha, mas restrito ao município de Colatina. Sua presença nas chapas de alguns candidatos é estratégica, e para os meios políticos, tem cunho financeiro.



3 – O jingle do candidato Luciano Rezende pegou tanto que virou motivo de piadinha para provocar os amigos: “Fulano é 22, Beltrano, 23, Cicrano é 24”, andam cantando transeuntes pela cidade.

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/