Quinta, 28 Março 2024

Desvantagem

A vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB/foto), passou tanto tempo se defendendo das investidas do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) para tentar diminuir seu capital político e impedir  conquistas de novos mandatos, que na primeira eleição em que ficou solta, deixou o barco correr e pode ter problemas. Conhecida por ser uma líder municipalista, com controle da maioria dos prefeitos capixabas, campo que sempre garantiu a ela passar ilesa à perseguição de Hartung, a expectativa no pleito deste ano era de que, sem as mãos do ex-governador atuando em sentido contrário, Rose fosse aumentar o número de prefeituras em seu arco de apoio. Mas a poucos dias do pleito, não é isso que o cenário indica. Alguns roteiros políticos da peemedebista vão mal e será necessário contar com a sorte para segurar os apoios já consolidados. Ao invés de aumentar, Rose corre risco de perder prefeituras. Para quem tem pretensões de disputar uma vaga ao Senado, sair da disputa deste ano amargando perdas não será nada animador. Entregou o ouro. 

 
No encalço
Por falar nisso, os candidatos que representam o novo na política têm dado dor de cabeça a muitos peixes grandes Estado afora. Exemplos disso são as cidades de Marechal Floriano e Santa Teresa, na região serrana, e de Viana. Nos três casos os estreantes são bem acolhidos, batendo de frente com velhos conhecidos de guerra na política. Podem até não levar o pleito, mas já mostram ao que vieram. 
 
No encalço II
Em Marechal, a prefeita Eliane Lorenzoni (PP), mulher do deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP), passa sufoco com seu adversário Lidiney Bobbio (PSB). Claumir Zamprogno (PSB) também disputa de igual para igual em Santa Teresa, com a candidata do prefeito Gilson Amaro (PMDB), Evanir Vieira (PMDB). Já em Viana, o vereador verde Gilson Daniel dá trabalho para a deputada estadual Solange Lube (PMDB).
 
Atrás do bônus
Ainda no interior, Hartung passou pelo município de Santa Maria de Jetibá (região serrana), onde rodou ao lado do candidato Eduardo Sthur (PDT). É mais uma aposta do ex-governador em candidatura que tem possibilidade de sair vitoriosa do pleito. 
 
Palpite errado
Hartung, aliás, vendeu o peixe de que Luiz Paulo levaria a eleição em Vitória já no primeiro turno, mas não é isso que parece. Cantou vitória antes da hora e o tucano, ao invés de subir, está em queda livre. 
 
Receio
Os telefonemas recebidos por moradores da Capital – a colunista também teve essa "honra" -, questionando se o eleitor sabe que o ex-governador apoia Luiz Paulo e o senador Magno Malta (PR) o candidato do PPS, Luciano Rezende, é uma estratégia um tanto apelativa. Mostra receio do candidato que lidera a pesquisa de ir para o segundo turno, quando o jogo é outro. 
 
Elite
O ninho tucano tanto fez para o senador Aécio Neves (PSDB/MG) vir ao Estado - ele já estava até desistindo da missão -, para enfurná-lo dentro de um local fechado, no Hortomercado, na Praia do Suá. Aécio está correndo do sol? 
 
Enquanto isso...
Tiririca (PR/SP) vai caminhar ao lado de Marcelos Santos (PMDB) em Cariacica e de Gilson Daniel (PV) em Viana. Mas se livrou de passar pela Serra. O palhaço campeão de votos disse em Brasília que ficou com medo dos elevados índices de homicídios no município comandado por Sérgio Vidigal (PDT).



Ausências
Em Vila Velha, debate realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) com os candidatos a prefeito, nesta terça-feira (2), não contou com as ilustres presenças do prefeito Neucimar Fraga (PR) e do candidato pelo DEM, o deputado estadual Rodney Miranda. Bom para o ex-prefeito Max Filho (PSDB), que estava lá e aproveitou a deixa. 
 
Não agradou
Quem participou da caminhada em favor da candidata do PT em Vitória, Iriny Lopes, nesse final de semana, torceu o nariz para a secretária municipal de Comunicação, Bethe Kfuri. Dizem que ela passou entre os militantes em uma bicicleta com bandeira de Luiz Paulo. 
 
140 toques
“César Colnago (PSDB) atenção para o adversário desta eleição, não é o PT. Não gaste energia”. (Deputado federal Lelo Coimbra – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis”. Voltaire

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/