Terça, 23 Abril 2024

Dezessete metros

 

Na edição deste ano da mostra de fotografia “Paraty em foco”, o curador Claudir Correras parece ter adotado inteligentemente a imagem em movimento como elemento unificador das obras dos vários coletivos que ali expostos. A análise desses trabalhos evidencia a recorrente busca dos fotógrafos pelo movimento. 
 
Numa análise apressada, poderíamos nos deixar levar pela fácil conclusão de que a busca pelo movimento foi iniciada pelo trabalho “O cavalo em movimento”, de Eadweard Muybridge que, em 1878, utilizou 12 câmeras para regitrar o movimento das pernas de um cavalo galopando. Estudo esse que consumiu anos de sua carreira.
 
Muybridge foi seguido por vários outros fotógrafos, como Thomas Eakins, que  em seu trabalho, “A história do Salto” (History of Jump), influenciou diretamente o movimento cubista. E também Etienne Jules Marney, com “A Queda do Gato”.  Na verdade,  o movimento se fez presente desde a primeira imagem produzida por uma câmera fotográfica, fazendo parte das variáveis da fotografia.  
 
O movimento está intimamente ligado à fotografia, ora como aliado, ora como um um pesadelo desafiador. Não é incomum se perceber, nas primeiras imagens fotográficas, pessoas captadas em movimento se desfazendo como fantasmas. Para os pioneiros, fixar o movimento na foto foi o grande desafio. Artistas como Rodin, Degas e Bouguereau, bem como os movimentos Futurista,  Vorticismo e o já citado Cubismo, tiveram grande interesse na capacidade técnica de a fotografia representar imagens em movimento. 
 
O tecnicismo desse momento evoluiu em várias direções, incentivando uma variedade de experiências mundo a fora, finalmente culminando com os primeiros 46 segundos de filmagem: os famosos 17 metros de película feitos pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, em 1895, “La Sortie des usines Lumière à Lyon”, (Saída dos funcionários da Fábrica Lumiere em Lion). O cinema estava criado. 
 
.
A imagem da semana é Luz e Abstração, de 1920, do fotógrafo americano Francis Bruguière (1879-1945).
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/