Sexta, 26 Abril 2024

Direito a voz

 

Até pouco tempo atrás, a cena registrada na Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (30) seria algo inimaginável. Deputados estaduais reclamando aos quatro ventos de um simples ato daquele que tem autonomia, o governador do Estado. O burburinho causado pela nomeação do ex-secretário de Cultura Frei Paulão ao comando da Ceasa, um cargo de confiança, é mais um dos claros sinais de que a política capixaba passa por um momento novo, do restabelecimento da democracia. No mandato passado, chefiado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB), ninguém ousava abrir a boca, nem mesmo diante de absurdos. Predominava o medo e a perseguição, principalmente na Casa, onde o silêncio era regra. Mas o cenário mudou e o espaço ficou aberto a críticas, berros e descontentamentos, o que deixa os deputados confortáveis para abrir o verbo até por não terem sido consultados sobre uma escolha pessoal do governador. É ou não o final do regime de exceção que predominou no Estado durante oito anos? Merece saudação. 
 
Bastidores
A Rádio Corredor do Palácio Anchieta informa: o subsecretário de Saúde, Aloisio Calvi, será substituído por Luciano Fávaro Bissi, servidor de carreira da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
 
Plano B
A trupe do PMDB, puxada por Hartung, que abraçou com todo empenho a candidatura à reeleição do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), terá agora uma nova missão pela frente: eleger um poste, representante do prefeito e do grupo, na nova eleição que será convocada no município. 
 
Segue...
Nunca é demais lembrar que Hartung, o senador Ricardo Ferraço e o deputado federal Lelo Coimbra colocaram Magalhães debaixo do braço, ignorando a coleção de processos de improbidade do prefeito e, pior ainda, dando péssimos exemplos de infidelidade partidária, o que gerou inclusive ações da Justiça Eleitoral. O PMDB havia fechado aliança com o candidato do PSB, Ricardo Conde. 
 
Rendendo
A distribuição gratuita do jornal A Gazeta com as pesquisas do Instituto Futura sobre o pleito de Vitória e Vila Velha, publicadas na véspera da eleição, ainda dá o que falar. Comenta-se que além da tiragem habitual, foram impressas a mais capas avulsas daquela edição, em uma gráfica. A quantidade seria de causar espanto. O “brinde” dado aos moradores dos municípios é um incentivo ao voto útil.
 
Tempo fechado
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em desfavor da deputada federal Sueli Vidigal (PDT) complica a situação da pedetista. Passada a ressaca do mensalão, quando os ministros começarem a desafogar a pauta, pode vir chumbo grosso pela frente.
 
Sujou
A eleição de Marcelão (PT) para a Câmara de Vitória, com o apoio do secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos, deixou um rastilho de pólvora. 
 
Animado
O prefeito eleito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), levou a disputa no primeiro turno, mas continua agradecendo aos eleitores. O secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, convoca, pelo Twitter, para culto de gratidão à vitória do socialista, na Igreja Batista, em Serra Sede, às 19h30 desta quarta-feira (31).
 
Blog x blog
A ex-deputada estadual - e mãe - Mariazinha Velloz Lucas não engoliu a crítica do ex-ministro José Dirceu ao PSDB e a Luiz Paulo Vellozo Lucas sobre a derrota dos tucanos em Vitória, feita no blog do petista (http://www.zedirceu.com.br). No dia seguinte, lá foi ela de tiroteio para cima dele, no blog que assina (http://blogdamariazinha.wordpress.com). Toma lá, da cá.
 
140 toques
“Suspensão da reintegração da terra dos Guarani Kaiowá é uma vitória. Lentidão do STF [Supremo Tribunal Federal] gera violação dos direitos dos índios”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Corrupção é uma constante, o que oscila é sua revelação. O escândalo não a diminui, mas cria eleitores mais exigentes”. Theodore Lowi 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/