domingo, março 23, 2025
27.6 C
Vitória
domingo, março 23, 2025
domingo, março 23, 2025

Leia Também:

Discurso fácil

Aproximando-se do processo eleitoral em que os atuais vereadores estarão disputando a reeleição para o cargo em um clima nada favorável, com a população rejeitando a classe política como um todo, a proposta da bancada do PPS na Câmara de Vitória não convence os meios políticos, mas pode ser um excelente chamariz para os seus proponentes. 
 
Na verdade, a redução dos gastos com a Câmara passa pela redução da verba repassada do Orçamento municipal para o Legislativo, algo que se resolve com a conversa entre os poderes e a discussão da peça orçamentária na Casa. Mas o discurso mais fácil é vender a ideia de que a diminuição do número de vereadores traz uma redução, que pode financiar a construção de uma escola ou de uma creche. 
 
Mas se a discussão fosse aprofundada poderíamos ver claramente que a redução dos recursos da Câmara não se transformaria necessariamente em benfeitoria para a população. Aliás, se os vereadores em vez de fazer barganha por cargo com o Executivo cumprissem sua função de legislar e fiscalizar, os recursos poderiam ser melhor aproveitados. 
 
O mesmo vale para a Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais não discutem Lei Orçamentária e ainda hostilizam quem apresenta projeto para tentar moralizar essa discussão. Não é o número de legisladores que conta para a eficiência de uma casa legislativa, mas sim a qualidade desses representantes do povo. 
 
Agora, dizer que a proposta atende ao desejo da população é apenas apresentar uma proposta visando ao processo eleitoral, uma forma de ganhar pontos com o eleitor. É claro que se perguntado o cidadão médio vai dizer que sim, que tem vereador demais, que a tem de reduzir o gasto, que tem que usar o dinheiro pra fazer creche, hospitais e escolas. Usar o desconhecimento da população para criar mecanismos de perpetuação nas cadeiras do legislativo é que não pode. 
 
Fragmentos: 
 
1 – Enquanto Hartung faz palestra na Casa das Garças sobre “fazer uma administração eficiente e manter as contas em dia, inclusive a folha salarial”. Em Vitória, a marqueteira Bete Rodrigues reuniu em sua tradicional Casa Amarela executivos e economistas para uma discussão do Brasil com Temer. 
 
2 – Os economistas Clóvis Vieira e José Marcio foram os responsáveis pela apresentação. Já o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), fala para empresários e convidados da Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) e Imobiliária Universal sobre Avaliação da Atual Conjuntura Econômica. 
 
3 – A participação das mulheres nos espaços de poder e a luta por políticas públicas para as mulheres foram os temas abordados no Fórum de Política Públicas para a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, realizado por iniciativa da deputada Luzia Toledo (PMDB).

Mais Lidas