Sexta, 29 Março 2024

Dois pesos

 

Quem agrega mais, o senador Magno Malta (PR) ou o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi? Os dois aparecem nos últimos movimentos de campanha em Vitória, respectivamente em favor de Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Magno obteve direito de resposta na propaganda eleitoral tucana e usou o espaço para se defender de acusações, além de pedir para que seus eleitores não votem em Luiz Paulo. Já Guerino assina mensagem espalhada por email de apoio ao tucano, dizendo que é a “hora da virada”. Agrade ou não, Magno é bom de votos, senador em segundo mandato, e convocou os 105 mil eleitores da Capital que o elegeram a darem uma resposta a Luiz Paulo neste domingo (28). Enquanto Guerino é um político municipalista, de Colatina, que passou a se fortalecer nesta eleição, devido à função estratégica de injetar recursos em candidaturas abraçadas pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB), tapando o buraco deixado pelas transnacionais. Mas se o que faz diferença em eleição são exatamente os votos, está respondida a pergunta. Não tem pra Guerino neste quesito. 
 
Ai não...
Ainda sobre Guerino, logo de cara, no assunto da mensagem, já é vinculado seu nome ao cargo que ocupa, o que é no mínimo antiético. Uma coisa é ser cabo eleitoral de candidatos como cidadão, outra bem diferente é usar a questão institucional para isso. Pior ainda quando se trata de um banco que distribui crédito. Me ajuda, que eu te ajudo? 
 
Toma lá, da cá
No final das contas, cutucaram tanto a onça com a vara curta, que Magno Malta, que até agora não tinha pedido votos para Luciano, nem aparecido ao lado do candidato do PPS, resolveu entrar na campanha em um momento crucial da disputa. Sem citar o nome de Luciano, deu seu recado. Além do tom dele no programa eleitoral, reação em A Gazeta, nesta sexta-feira (26), mostra que o sangue esquentou. Esse confronto, certamente, não se encerra por aqui. 
 
Finalização
Fazendo uma alusão ao famoso jogo Mortal Kombat, essa entrada de Magno Malta para rebater o candidato do PSDB estaria mais para um Fatality. 
 
Família
A guerra em Vitória domina também as redes sociais, principalmente o Twitter. Dos embates entre candidatos e apoiadores, chamam atenção as manifestações da ex-deputada Mariazinha Vellozo Lucas – algumas com excessos, vale o registro - e do deputado estadual Cláudio Vereza (PT) - respectivamente mãe de Luiz Paulo e sogro de Luciano Rezende (PPS).
 
Apagado
A eleição chega ao fim e o senador Ricardo Ferraço (PMDB) não disse ao que veio. 
 
Furada
Não me consta ser uma boa estratégia atribuir como grande feito do candidato a prefeito do DEM em Vila Velha, Rodney Miranda, à época que ocupava a Secretaria de Estado de Segurança, a implantação do Ciodes. A exemplo do que fez o atual ocupante da pasta, André Garcia, na última propaganda eleitoral do demista, nesta sexta-feira (26). O programa é alvo constante de críticas. 
 
Ajuda
O prefeito reeleito de Colatina (noroeste do Estado), Leonardo Deptulski (PT), tenta em Brasília solução para um dos principais problemas de sua administração, o saneamento básico. Junto com o monopólio do serviço de transporte, o setor foi o ponto mais explorado na campanha adversária, encabeçado pelo deputado estadual Da Vitória (PDT).
 
Segue...
Mas apesar das fragilidades da gestão petista, Da Vitória não conseguiu fazer frente na disputa, permanecendo toda a campanha bem atrás nas intenções de votos. É que o histórico do deputado era ainda pior. Que diga o escândalo do Iases-Acadis. 
 
140 toques
“A ‘Esquerda Democrática’ está sendo tão citada que acho que incomodou muita gente, ou seja, acho que fez a diferença nessa eleição”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha – Roberto Belling – no Twitter). Nota da coluna: menos, Belling, menos!
 
PENSAMENTO:
“Alienado é o poder, não o jovem”. Marcelo Rubens Paiva

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/