sábado, março 22, 2025
25.6 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Dois times

Tem agito na Câmara de Vitória. Tudo começou quando o presidente da Casa, Fabrício Gandini (MD), reuniu em um restaurante, nessa terça-feira (14), sete vereadores. Vamos aos nomes: Zezito Maio (PMDB), Luiz Emanuel Zoauin (PSDB), Wanderson Marinho (PRP), Rogerinho Pinheiro (PHS), Davi Esmael (PSB), Namy Chequer (PCdoB) e Vinícius Simões (MD). Ai os que ficaram de fora também se reuniram nesta quarta-feira (15), para tentar entender o encontro da véspera. Vamos aos outros nomes: Neuzinha Oliveira (PSDB), Serjão Magalhães (PSB), Reinaldo Bolão (PT), Devanir Ferreira (PRB), Luiz Paulo Amorim (PSB), Luisinho Coutinho (PDT) e Marcelão (PT). É um indicativo de que algo está prestes a acontecer. Seria um racha? Bom, como se trata de Câmara, quem agora deve apertar os botões de emergência é o prefeito Luciano Rezende (MD). Capaz de ter fogo para todo lado. 

 

Não cola
A presidente do PV no Estado, Cidinéia Fontana, aparece em A Tribuna nesta quarta-feira (15), tentando amenizar o ato da Executiva Estadual de expulsão do deputado estadual Sandro Locutor do partido. Pode até ser que a palavra expulsão não tenha sido utilizada na carta, mas foi uma expulsão. Só não sei ainda se uma maneira fina ou covarde de convidá-lo a se retirar.
 
Dupla
O deputado estadual Glauber Coelho continua sendo a pedra no caminho do secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, nessa onda deles saírem do PR e migrarem juntos para um novo partido. Em relação a Vandinho, a coluna arrisca dizer que ele vai mesmo para o PSB, partido do governador. Mas ainda tem a MD na rota. 
 
Chumbo grosso
Casagrande que se cuide, pois o teor da marcha organizada por seis entidades nesta quarta-feira (15), em Vitória, foi muito além da bandeira do reajuste salarial. A temperatura subiu e Casagrande recebeu duros golpes por episódios protagonizados em seu governo, apontado como uma extensão da gestão Paulo Hartung. Escândalos não desceram na garganta. 
 
Chumbo grosso II
E olha que não passou nada em branco: Pixote, Caso Sincades, Derrama, Lee Oswald, o posto fiscal que nunca existiu em Mimoso do Sul, e até a recente nomeação da ex-prefeita Norma Ayub. A dimensão do ato mostra que a situação é sintomática. 
 
Sem critério
A coluna sente-se obrigada a comentar mais uma declaração do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), porque ele realmente está demais. Desta vez, é sobre o ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães (sem partido), prestes a ser nomeado no gabinete do demista. Entre outras coisas, Ferração saiu-se com esta, em A Gazeta, nesta quarta-feira (15): “Edson é um dos homens mais honestos que há no Estado”. Há controvérsias – e como!
 
Sem critério II
Deve ser à toa então que Magalhães responde a três ações penais, cinco ações civis públicas e 16 de improbidade administrativa. Fora o inquérito da Derrama, que deixou Magalhães um bom tempo no “xilindró”. É tudo intriga da oposição, viu, gente. 
 
Sei não…
Esquisita essa alegação de que o coronel Ronalt Willian saiu do comando da PM no Estado por conta de um projeto político em 2014. Ele teria até abril do ano que vem para se desincompatibilizar do cargo e assumir uma candidatura, o procedimento normal. A não ser que o coronel tenha entendido que a área de segurança, ao invés de agregar à sua imagem, poderia é dar problema. Faz mais sentido.
 
Visita
O secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro, chega ao Estado nesta quinta-feira (16), para encontro do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-17), realizado na Universidade Federal do Estado (Ufes). Ele falará sobre os desafios do movimento sindical. O evento marca o Dia do Assistente Social. 
 
140 toques
“Inaceitável homicídio contra mulheres provocados pela questão de gênero, contra LGBT, pelo preconceito motivado por uma visão atrasada”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. Friedrich Nietzsche

Mais Lidas