Quinta, 18 Abril 2024

Duas gotas de fé três vezes ao dia

 

 
 
Rezar todo mundo reza, até os ateus. Quem não diz Meu Deus! Jesus Virgem Maria! Nossa! pelo menos uma vez ao dia, é porque não sabe falar. Somos pedintes insistentes e cansativos, abusando da intimidade com a corte celeste, sempre pedindo dinheiro, amor, felicidade, o time ganhar, o emprego melhorar. Com certeza as agendas do santos devem estar sobrecarregadas.
 
Uma pesquisa recente revelou que a oração campeã é para ter saúde, talvez porque a saúde é o primeiro requisito para uma vida produtiva. Rezando com fé, o pedido feito a Deus ou aos santos pode curar ou minimizar muitos problemas de saúde, concluíram os doutos especialistas. Mas Deus escreve certo em linhas tortas, e não é a direta intervenção divina, mas a própria fé, que realiza o milagre. Donde concluímos que rezar, de fato, é um santo remédio. Mistérios da alma humana.
 
É o velho conceito de que a mente governa o corpo. A melhor prova dessa verdade imemorial é uma invenção inócua chamada placebo. Todos sabem, em qualquer pesquisa de um novo medicamento, as cobaias humanas são divididas em dois grupos – um recebe o remédio e o outro os placebos. Se o remédio é eficaz, terá melhores resultados que o placebo, mas não há pesquisa em que o placebo também não funcione. Mistérios da mente humana.
 
A medicina moderna, hoje totalmente baseada em testes de última geração, raios laser e exames computadorizados, está chegando à conclusão de que a fé deve ser incluída no receituário e na ficha do doente. Ou quem reza mais vive melhor. Rezar nesse caso tem um sentido amplo, abrangendo todas as religiões, todas as igrejas, todo tipo de crença, seja o candomblé ou a Assembleia de Deus, o Vaticano ou um templo budista.
 
Mesmo confiando nos remédios e nos médicos, reforçamos o tratamento com orações aos santos de nossa devoção. Mas os santos variam com o tempo e as circunstâncias. Como acontece com gente famosa, também na esfera celeste um santo não é igual ao outro. Temos santos e santas favoritas, temos santos e santas que estão na moda e os que caíram no ostracismo. Tem os mais e menos cotados, mais e menos influentes.
 
Um exemplo é São Expedito, que já de um algum tempo caiu no gosto dos crentes e rezadores. E faz sentido, porque na idade da pressa, é natural que se apele para um santo que seja rápido e atenda ao pedido com urgência. Uma santa que tem acumulado muitos adeptos é Santa Eduvirges, protetora dos endividados. Em tempos de crises e vacas magras, é bem compreensível que... A fé também precisa se adaptar aos novos tempos. Mistérios da economia humana.
 
Os ateus, sejam leigos ou médicos, discordam dessa medicina espiritual, mas bem que rezam na hora do aperto. Uma coisa porém, ninguém contesta – mesmo se não curar, rezar ajuda a minimizar os efeitos da doença, a superar os traumas de ficar doente e dos efeitos colaterais dos tratamentos. Ajuda ainda a aceitar a doença, quando a ciência desiste e Deus decide que seu tempo está esgotado.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/