quinta-feira, abril 24, 2025
24.9 C
Vitória
quinta-feira, abril 24, 2025
quinta-feira, abril 24, 2025

Leia Também:

Duas pedrasno sapato

O anúncio do senador Magno Malta (PR) de que será mesmo candidato ao governo do Estado em 2014, acende o alerta nas articulações que correm a todo vapor no Estado dos grupos políticos do governador Renato Casagrande e do seu antecessor, Paulo Hartung (PMDB). Por um simples motivo: a entrada de Magno na disputa bagunça o cenário e, principalmente, atrapalha os planos de Casagrande e Hartung de manter vivo o sistema da unanimidade, com o governador na cabeça de chapa e Hartung candidato ao Senado. Essa movimentação valida ainda a candidatura do delegado Fabiano Contarato à cadeira pleiteada pelo ex-governador. O mais novo filiado ao PR é um coringa do partido, que estará em teste, e tem estilo “linha dura” e trajetória reconhecida pela defesa da qualidade do serviço público e da legislação. Ou seja, se a entrada de Magno na disputa já era um incômodo e tanto para Hartung, piorou um bocado. Ter seus oito anos de governo passados a limpo, em plena eleição, por um antigo desafeto e um nome ligado às redes sociais, é entrar em área de risco. Hartung vai encarar?
 
Páreo
A Assembleia Legislativa será palco, na noite desta sexta-feira (18), de debate com os representantes das chapas que concorrem ao Diretório Nacional do PT. O grupo majoritário no Estado é o do ex-prefeito de Vitória João Coser (Alternativa Socialista) – candidato ao comando regional do partido -, que nacionalmente tem como candidato o ex-líder do governo na Câmara, deputado federal Paulo Teixeira (SP). 
 
Páreo II
Já os demais candidatos por aqui, a senadora Ana Rita Esgário (Articulação de Esquerda) e o subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano (corrente lulista da Construindo um Novo Brasil), estão com Valter Pomar e Rui Falcão, respectivamente.
 
Atropelos
Perly, aliás, fez coro nessa sexta-feira (18) às críticas da senadora Ana Rita em relação à antecipação, pela cúpula do PT no Estado, da discussão sobre a candidatura ao Senado em 2014. “Só há precipitação quando há consenso, o que não é o caso”. Interessado nessa antecipação está o grupo de Coser. Ana Rita e Perly defendem a manutenção do cronograma, ou seja, discutir a eleição somente após o PED.
 
Conveniente
Por uma “interpretação” da lei que veio muito a calhar, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado sequer vai analisar as alegações do respeitado coronel Luis Sérgio Aurich em pedido de ação penal contra os autores do livro Espírito Santo, em que pretendia se defender das graves acusações que sofreu. Decadência do direito de queixa? O coronel era obrigado a saber do conteúdo do livro, no prazo máximo de seis meses? Lamentável. 
 
Conveniente II
Chama atenção, ainda, que a defesa dos autores do livro, já conhecidos dos capixabas, tenha sustentado em sua tese o direito à liberdade de expressão. Ah, nesse caso a liberdade de expressão vale. Está registrado.
 
Sem clima
Não chame para a mesma mesa o governador Renato Casagrande e o empresário José Luiz Kfuri. 
 
Apressadinho
O deputado estadual Da Vitória (PDT) já começa a preparar seu oba-oba de fim de ano. Pelo Twitter, ele avisa da gravação de uma mensagem de Natal e Ano Novo, nesta sexta-feira (18), para rodar na rádio. Começou cedo. Bem cedo.
 
Bronca
O prefeito de Guarapari, Orly Gomes (DEM), já enfrenta resistência na Câmara. Os vereadores criaram uma Comissão Especial de Investigação de Obras Públicas. Prometem apurar possíveis irregularidades na aplicação de recursos pela administração municipal, no prazo de seis meses. O grupo é formado por Germano Borges Netto (PSB), Oziel de Souza (PPS) e Ronaldo Gomes (PRP).
 
Referência
Iniciativa importante e necessária do governo do Estado a de garantir a ampliação das ações de educação ambiental promovidas pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu. O Programa Zezinho, com foco no ser humano, passará a atender a 750 alunos e 50 professores de 25 escolas no próximo ano. O investimento é de R$ 152 mil.
 
PENSAMENTO:
“O primeiro requisito da política não é o intelecto ou estamina, mas paciência. Política é um jogo de muita longa duração e a tartaruga normalmente bate o coelho”. John Major

Mais Lidas