Terça, 07 Mai 2024

E agora PT?

Quando o presidente do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos sinalizou que poderia disputar a presidência da República, afastando-se da base da presidente Dilma Rousseff, os petistas no Estado se manifestaram a favor da permanência do partido no palanque de reeleição do governador socialista, Renato Casagrande.



Mas o problema do PT era outro. Com os ecos vindos da nacional sobre a predileção do ex-presidente Lula, estrela maior do PT, de apoio a um possível palanque do senador Magno Malta (PR) no Estado, a situação dos petistas locais se complica.



As costuras entre PT e PSB continuam firmes no Estado, com a ideia de manter o tripé político que sustenta o palanque de Casagrande, incluindo o PMDB. Até aqui os jogadores já estão posicionados em campo, com o governador na disputa à reeleição, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na vaga de senador e o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), na vaga de vice.



Resta saber se o partido vai conseguir manter essa configuração no Estado, mesmo diante das orientações da nacional. É verdade que os partidos têm respeitado os espaços locais de disputa, mas a eleição do próximo ano tem sido vista de forma diferente pelas lideranças nacionais.



A reeleição de Dilma depende de um fortalecimento de seu palanque em todos os estados. Neste sentido, o Espírito Santo, em que a presidente não tem um favoritismo na disputa, torna-se primordial uma candidatura que seja de total confiança da presidente Dilma e de Lula.



Para quem não se lembra, Casagrande não fez campanha para a presidente no segundo turno das eleições de 2010. Já Magno Malta pacificou as polêmicas com os evangélicos, o que ajudou em sua primeira eleição.



Fragmentos



1 – O controle social no Estado segue duas linhas básicas: o terrorismo causado medo da violência e a proibição e cuidado rigoroso com a saúde do cidadão comum.



2 – Enquanto usam seus aliados na Assembleia para pressionar o secretário de Saúde, os filantrópicos deflagram o chororô de falta de dinheiro. Será que ninguém vai procurar saber quanto cobraram por um leito, uma medicação, um procedimento?



3 – O deputado Hércules Silveira (PMDB) protocolou o projeto de Lei 122/2013, que declara de Utilidade Pública o Grêmio Recreativo Escola de Samba Pega no Samba. As “coirmãs” vão ficar com inveja.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/