segunda-feira, julho 14, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 14, 2025
segunda-feira, julho 14, 2025

Leia Também:

‘E diziam que a economia capixaba estava na pior???’

Não é novidade para ninguém que o mote de campanha do então candidato Paulo Hartung foi edificado a partir da “teoria do caos”. Antes mesmo de Hartung anunciar que disputaria a eleição, Ana Paula Vescovi (secretária da Fazenda) e Haroldo Rocha (secretário de Educação) se encarregaram de pôr na praça um “estudo” que condenava a gestão de Casagrande. O ponto alto do documento destacava que o socialista falhou na condução das finanças do Estado. Os dois economistas prenunciavam um cenário de crise sem precedentes.
 
Hartung, após entrar na disputa, reforçou o discurso do apocalipse. Repetiu à exaustão expressões do tipo: “O Estado perdeu o rumo, parou de crescer; o governador tropeçou nas próprias pernas”. Ele prometia recuperar a capacidade investimento próprio e fazer a economia voltar a crescer. 
 
Mesmo após vencer a eleição, Hartung seguiu criticando a gestão do antecessor. O discurso tem servido para justificar as medidas de austeridade e postergar as promessas de campanha que foram feitas no calor da disputa eleitoral.
 
O último ato dessa encenação foi reservado para o Orçamento 2015. Depois de classificar o orçamento do socialista como uma “peça de ficção”, Hartung conseguiu a aprovação da sua versão do orçamento na  última terça (20) na Assembleia. 
 
Mais uma vez, o governador passou a mensagem de que os ajustes foram necessários para trazer o orçamento para a realidade e reforçou o discurso sombrio para 2015. 
Nesta quinta-feira (22), Casagrande, como tem sido comum, voltou a usar as redes sociais para defender seu governo. Mas, desta vez, o socialista recorreu ao humor e a ironia para mostrar que a “teoria do caos” é vazia. 
 
O perfil do ex-governador no Facebook traz uma montagem bem-humorada de um dos memes mais populares de 2011, o da travesti brasileira que mora na Espanha, Luisa Marilac. O post exibe a travesti numa bela piscina com as seguintes mensagens: “E diziam que a economia capixaba estava na pior…”; “Se isso é estar na pior” (e exibe a imagem de Luisa se refestelando na piscina degustando um drink); e finalmente: “O que quer dizer está bem, né?”, em clara ironia as críticas de Hartung à saúde financeira do Estado.
 
No texto postado, o ex-governador registra que o Estado cresceu 3% em 2014, 30 vezes mais que o Brasil. Ele ainda destaca as previsões do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), que estima crescimento de 3,5% para este ano.
 
O socialista termina o texto cutucando Hartung e desconstruindo a “teoria do caos”: “Boas notícias, que merecem um brinde: que a economia continue a crescer e que o CICLO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL iniciado em nosso governo não seja interrompido”. 

Mais Lidas