Sábado, 27 Abril 2024

Educação financeira

Pesquisa aplicada aponta que 37% dos entrevistados não receberam educação financeira de seus pais ou responsáveis na fase de desenvolvimento. Família, além de ser o berço da sociedade, é a primeira “empresa” com a qual mantemos contato. É onde aprendemos a lidar com os recursos financeiros.
 
No geral, os pais que repassam esses conhecimentos aos filhos tendem a criá-los menos suscetíveis ao comportamento de consumo impulsivo ou compulsivo. Observamos que o fato de repassar estas informações na família, não é garantia de que os descendentes serão disciplinados financeiramente. Há vários casos de indivíduos criados em ambientes com descontrole financeiro que “crescem” disciplinados financeiramente, e o contrário também é observado. A hipótese é que seja reflexo do ditado “por amor ou pela dor”. Por amor mantêm o que entendem como correto. Pela dor, sabem que mesmo que demore ou que seja difícil, tem que mudar o comportamento que influenciou negativamente na vida e na saúde de seus pais, irmãos ou filhos. O contrário também pode ocorrer, ou seja, os filhos podem educar financeiramente seus pais.
 
No repasse da educação financeira a todos, observamos o cenário macro, há menos de 20 anos nos livramos do fantasma da hiperinflação e de suas consequências nefastas para a saúde financeira das famílias brasileiras. Com a chegada da estabilidade econômica, seja por empolgação, por impulso ou para sentir a felicidade reprimida, abriram as mãos, os bolsos, as contas e começaram a gastar “sem educação”. Desse período para cá pudemos analisar e constatar o peso disso e o prejuízo para todo o povo brasileiro.
 
Vale destacar que a Constituição Federal, em seu artigo 5º-XXXII, define como papel do Estado a promoção da defesa do consumidor. A Lei 8078 institui a Política Nacional de Relações de Consumo, objetivando o atendimento das necessidades dos consumidores, (...), a proteção de seus interesses econômico(...), bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”, servindo como base para o Código de Defesa do Consumidor.
 
O CONEF - Comitê Nacional de Educação Financeira, tem como um dos objetivos, coordenar a execução da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, que visa promover a educação financeira e previdenciária, para estimular um consumo mais responsável entre a população, assegurando a conscientização dos riscos assumidos pelos consumidores nos processos de endividamento e reforçando a estabilidade e confiança no Sistema Financeiro Nacional, além da execução do Programa de Educação Financeira nas Escolas.
 
Como exemplo de iniciativa social, podemos citar a ação da Igreja Batista, através do Curso de Finanças Crown, oferecido aos casais, onde abordam vários pontos-chave para a prosperidade financeira sob a perspectiva bíblica: desenvolver um plano orçamentário, sair das dívidas, ser obediente, compartilhar generosamente, preparar-se para a vida madura, entre outros.
 
Algumas Empresas prestam apoio aos seus funcionários através de Programas de Educação Financeira, oferecendo cursos, palestras e consultorias aos endividados, muitos inadimplentes, que manifestam interesse de equilibrarem suas finanças e/ou a se educarem financeiramente.
 
É fato que repassar educação financeira, promove, previne e recupera a saúde individual, familiar e coletiva, pois estimula a mudança nos hábitos de consumo passando do gasto compulsivo ou impulsivo para o hábito de juntar para depois realizar.
 
É fundamental que quando ocorrer o chamado “click” para a mudança comportamental, na reversão ao endividamento, haja serviços e profissionais para prestarem o atendimento e acompanhamento necessários; logo, a responsabilidade de disseminar a educação financeira inicia-se na família, passa pelo Estado, pelas escolas, Igrejas, empresas, sindicatos.
 
É papel e dever meu, é seu e de todos nós!
 


Ivana Medeiros Zon é assistente social,  especialista em Saúde Pública e em Estratégia Saúde da Família. Autora do Projeto Saúde Financeira na família: uma abordagem social, com foco em educação financeira.
Fale com a autora, mande suas dúvidas para

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/