sábado, julho 12, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, julho 12, 2025
sábado, julho 12, 2025

Leia Também:

Efeito prolongado

O inferno astral do ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT) já dura um bocado. E começou lá atrás, ainda em 2010, com o início de uma série de desgastes que viriam na sequência. O primeiro foi a derrota de sua mulher, deputada federal Sueli Vidigal (PDT), para o atual prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB). Sérgio fez um investimento pesado na reeleição da deputada, já pensando na disputa municipal de 2012, e levou um banho de seu principal adversário político. Naquela época, o casal já carregava nas costas o peso do “carma investigação”. Dois anos depois, outro banho de Audifax contra Vidigal, mas na eleição municipal, quando venceu em primeiro turno com ampla vantagem, deixando seu ex-aliado zonzo. O ex-prefeito iniciou então um processo de recuperação política. Foi reconduzido à presidência regional do PDT e convidado a receber abrigo no Ministério do Trabalho, dominado por aliados. Mas o processo demorou e surgiu outro escândalo logo de cara, a história dos salários recebidos sem trabalhar. Contorna aqui, contorna acolá, Vidigal enfim assume secretaria de destaque no Ministério, um belo negócio para pavimentar sua candidatura a deputado federal no ano quem vem. Três meses depois, no entanto, o ex-prefeito passa à condição de investigado e pede demissão do cargo, motivado por questões políticas. Saiu pior do que entrou. E agora, qual é o plano?
 
‘Tropa PH’
Por falar nisso, um dia após Vidigal entregar carta de demissão, a tropa de hartunguetes já entrou em campo para tentar distanciar o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) do PDT, com declarações e mais declarações na mídia corporativa. Embora neguem, é fato: Hartung procurou Vidigal para entrar no PDT, o que atenderia seus interesses políticos para 2014. Ele deu foi sorte do escândalo pipocar antes.
 
‘Tropa PH II”
Discursos repetidos sobre a questão saíram da boca do presidente regional do PMDB, deputada federal Lelo Coimbra, do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e até do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Depois, foi a vez do próprio Vidigal.
 
Aliviou
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) resolveu “abraçar” a luta dos moradores de Paul, Vila Velha, contra a construção de tanques de estocagem de combustíveis e soda cáustica. O caso é realmente preocupante. Mas olha bem: ele mira o alvo no governo do Estado e assopra para o lado de Rodney. Não me consta, porém, que o prefeito tenha se empenhado na questão. Tanto é que os moradores cobram isso.
 
Poucos amigos
O governo Dilma Rousseff não está nada satisfeito com o governador Renato Casagrande, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e a deputada federal Rose de Freitas (PMDB). Nota publicada sábado (14) na coluna Painel, da Folha de S. Paulo, afirma que ação conjunta dos três tentou melar o leilão para rodovia BR-262. Para surpresa geral, não houve interessados.
 
Poucos amigos II
No caso de Ferraço, pior ainda. A coluna Painel lembra que o senador já jogou contra o governo no episódio da fuga do senador boliviano Roger Molina para o Brasil, que gerou um impasse diplomático. Aliás, Dilma não simpatiza com Ferraço não é de hoje. 
 
Campanha
Tem bronca em Vila Velha. Moradores da 1ª etapa do condomínio Atlântico Sul, em Coqueiral de Itaparica, estão pé da vida com o síndico e a Juventude do PSDB. A queixa é de que eles têm realizado reuniões partidárias na área de lazer comum do condomínio, o que é proibido pelo regimento interno. Eles garantem que o clima é de campanha.
 
Campanha II
Por lá estaria também o filho do deputado federal César Colnago, presidente regional da sigla. Os moradores preparam um abaixo-assinado e até mesmo recorrer ao Ministério Público (MPES). O assunto já chegou na rede social Facebook.
 
Quem sabe…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu liberar propaganda eleitoral antecipada por meio da rede social Twitter. Será que agora os políticos darão mais atenção a esta ferramenta? A classe política do Estado faz péssimo uso.
 
140 toques
“A EDP diz que em Vitória moradores serão despejados porque moram embaixo da rede de alta tensão. Em VV a EDP diz que não tem perigo algum”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Para predizer o que vai acontecer é preciso saber o que ocorreu antes”. Nicolau Maquiavel

Mais Lidas