domingo, dezembro 1, 2024
24.9 C
Vitória
domingo, dezembro 1, 2024
domingo, dezembro 1, 2024

Leia Também:

Enfim, um palanque?

As declarações do ex-governador Renato Casagrande (PSB) em A Gazeta nesta quarta-feira (6), acenando para uma possível aliança local com o PT no pleito deste ano, chamaram atenção do mercado político da Serra. Principalmente, porque é lá onde Casagrande ainda parece sem rumo diante das articulações registradas até agora. Caso se confirme tal aliança, o ex-governador pode acabar numa composição com o deputado federal Givaldo Vieira (PT), que foi seu vice na gestão passada e tem reduto eleitoral no município. Embora tenha vencido a eleição na Serra na disputa de 2014 contra o governador Paulo Hartung (PMDB), Casagrande ainda não teria espaço por lá para empregar seu capital político. No palanque do prefeito Audifax Barcelos (Rede), não há chances de Casagrande subir, até porque, ele está mais fechado do que nunca com Hartung. O mesmo se pode dizer do deputado estadual Bruno Lamas, que tem dito que é candidato pelo PSB, mas está alinhado com o prefeito e o governador. Por fim, a opção que teria para Casagrande, Vandinho Leite (PSDB), pelo que dizem, vai caminhar só com o senador Ricardo Ferraço (PMDB), para introduzi-lo no campo político da Serra. E Givaldo? O deputado tem se movimentado para construir um palanque alternativo à polarização Audifax versus Sérgio Vidigal (PDT). No cenário que se desenha, talvez esteja aí a alternativa viável para Casagrande, que precisa marcar território eleitoral.
Mãos abanando
No troca-troca partidário, o PP no Estado, em termos de representação na Assembleia, acabou levando a pior. Perdeu o deputado Erick Musso para o PMDB, um nome em potencial eleito pelas mãos do deputado federal Marcus Vicente, e ficou apenas com Cacau Lorenzoni. Só que Cacau, além de quase não falar, está fora da linha traçada pelo PP no Estado, de distanciamento do governo Hartung.
Base
Já no campo nacional, o PP decidiu nesta quarta-feira (6), horas antes da leitura do relatório do pedido de impeachment, permanecer na base do governo Dilma. O partido alega que a maioria de seus parlamentares é contra o processo, mas os dissidentes ficaram liberados a votar a favor. Marcus Vicente, por exemplo, é do bolo dos dissidentes. 
Oportunismo
As últimas movimentações do deputado federal Evair de Melo (PV) mostram que ele não está de brincadeira quando o assunto é holofote. Primeiro jogou com o partido naquela história de deixar a sigla e ficou com a vitrine do momento. Emplacou uma cadeira na comissão do impeachment – único do Estado – e até representação contra a presidente Dilma já fez. E os vídeos? O lance é capitalizar.  
Vapt-vupt
Não tem aquela mãozinha (mais uma) de Hartung para ajudar o aliado Rodney Miranda (DEM), prefeito de Vila Velha, com a questão da universalização dos serviços de saneamento? Então, o oba-oba assinado em solenidade pelos dois foi outro dia e a prefeitura já encerra nesta quarta-feira (6) a consulta pública do processo. Olha a bolada: R$ 650 milhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP) nos próximos dez anos. Nome do filme: “Corra que a eleição vem aí”.
Batismo
Comentários que vez ou outra rodam nos bastidores. O Espírito Santo tem três senadores, mas nenhum capixaba. Rose de Freitas (PMDB) é mineira, Magno Malta (PR) baiano, e Ricardo Ferraço (PMDB)….cachoeirense! E cachoeirense, você sabe, é cachoeirense!
Páreo
A propósito, o PRP lançou Claudia Lemos candidata à prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Ela é suplente de deputada estadual e ex-vereadora.
Crime
Para marcar os 50 anos de degradação ininterrupta da Vale na zona norte da Praia de Camburi, em Vitória, nadadores e remadores resolveram se arriscar com a lama tóxica de minério para chamar atenção do poder público e da sociedade. Uma imagem vale mais do que mil palavras. É só olhar.

Rapidinho – sqn!
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), autorizou nesta quarta-feira (6) o empenho e a transferência de quase R$ 1,94 milhão para o município de Alto Rio Novo, no noroeste do Estado. Os recursos serão utilizados na recuperação de danos causados pelas chuvas intensas que atingiram o município quando, quando? Em 2014!
Nas redes
“Aceitamos o convite do PTB e nos filiamos ao partido. Estamos honrados com a acolhida, desde a direção nacional até ao diretório municipal. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e me sinto preparado continuar exercendo o mandato de vereador e para novos desafios”. (Vereador Serjão Magalhães – no Facebook)
PENSAMENTO:
“Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público”. Thomas Jefferson 

Mais Lidas