Terça, 07 Mai 2024

Entrelinhas

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Marcos Guerra, não foi muito feliz em suas declarações ao jornal A Tribuna, nesse domingo (14). Mais um protagonista do esforço concentrado para defender as “maravilhas” da parceria governo do Estado e Sincades, e de quebra botar o Estado novamente na condição de filho pobre e perseguido, Guerra colocou no mesmo bolo a aberração dos incentivos concedidos ao setor atacadista e os demais incentivos, via desoneração tributária, do Contrato de Competitividade (Compete-ES), programa que engloba 21 setores da economia capixaba. O “presentão” dado em mãos pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ao setor atacadista, que não foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) nem pela Assembleia Legislativa, e ainda não tem concessão por lei específica, já está claro, é ilegal e lesivo ao Estado. Todos os questionamentos até agora são aos incentivos dados a este setor, do estudante de direito, deputados estaduais Euclério Sampaio (PDT) e Gilsinho Lopes (PR), governo de São Paulo, jornalista Elio Gaspari...Mas Guerra foi além e antecipou uma discussão que ainda não existe, puxando a história para os contratos de outros setores. Ué, quer dizer que se procurar mais, acha?
 
Emissário
A declaração de apoio do presidente do PMDB no Estado, deputado federal Lelo Coimbra, à reeleição do governador Renato Casagrande, é uma espécie de “paga” ao socialista por seu empenho em livrar o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) do cerco da Justiça. Já vai, assim, reforçando também o tabuleiro eleitoral: Hartung ao Senado e Casagrande com terreno limpo para permanecer na cadeira. 
 
Emissário II
São posições que mudam de acordo com a conveniência política do momento. Até outro dia, Lelo era o amigo e aliado, Hartung, dos pés à cabeça,o governador imbatível do Estado.
 
Poxa...
O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), não foi prestigiar o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, no ato contra a PEC 37? Ah, mas mandou o filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB), para representar a família. Nem tão ingrato assim. 
 
Ai tem...
A Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) revogou, “por razões de interesse público”, a concorrência pública para contratação da empresa que iria realizar os serviços de conservação e prevenção das rodovias do programa Caminhos do Campo. Para quem não se lembra, o governo precisa refazer alguns trechos, por conta da má execução das obras por aquela empresa famosa, investigada na CPI do Cachoeira, sabe?
 
Ai tem II...
Isso mesmo, a Delta Construções, suspeita de tráfico de influência com o contraventor Carlinhos Cachoeira, e que continua bem contemplada pelo governo do Estado, desde a gestão Hartung. A bolada já ultrapassa a casa dos R$ 200 milhões. Com tanto dinheiro, ainda não fazer o trabalho direito, é dureza viu...
 
Ai tem III...
Mais interessante ainda é o seguinte: não tem como saber nada dessa contratação no site da Seag. É daqueles editais ocultos. Apenas que foi aberto em 11 de dezembro de 2012. Quem quiser, tem que ir lá no órgão buscar o edital. Um convite à transparência.
 
Labirinto
Quem também ainda se faz de morta neste quesito é a prefeitura de Vila Velha. Não há a mínima intenção de facilitar o acesso ao demonstrativo de receita e despesas e salários da gestão Rodney Miranda (DEM). Compare com as outras. Mais um convite à transparência.
 
Na frente dos bois
Mal, mal o ex-prefeito de Pedro Canário Antonio Fiorot (PSB) amargou derrota na Justiça e já tem gente se assanhando para uma nova eleição no município. Diz o PRP que tem candidata, a atual secretária municipal de Cultura, Ana Késia. 
 
Assento
O delegado Emerson Gonçalves da Rocha, aposentado desde o ano passado, é o novo corregedor da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Ocupou a mesma função na Polícia Civil.
 
140 toques
“Foi uma alegria estar mais uma vez em Baixo Guandu. Pude visitar e conversar com moradores sobre demandas importantes”. (Vice-governador do Estado, Givaldo Vieira – PT – no Twitter). Nota da coluna: de viagem em viagem, Givaldo enche o papo em 2014.


PENSAMENTO:
“Um homem que se curva não endireita os outros”. Aristóteles
 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/