Segunda, 29 Abril 2024

Erramos

Para o infortúnio do casal Ferraço, a coluna errou. Na terça-feira (15), dissemos: “O casal Ferraço pode dormir tranqüilo: a Derrama “pulou” Itapemirim”. Um infeliz desacerto da sorte. Agora o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) e sua esposa, a ex-prefeita do município Norma Ayub, caíram nas malhas da Operação Derrama. Na ocasião, apenas estranhamos que as investigações tenham passado de Anchieta em via direta para Marataízes. Só isso. Mas ninguém “pulou” coisa nenhuma. Agora Theodorico está entre os investigados e Norma teve a prisão decretada.



Onça viva 



Tanto quanto mexer com a eleição de Guarapari, com o futuro político dos ex-prefeitos envolvidos e com a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa - note-se a inclusão de Theodorico Ferraço entre os investigados e o pedido de prisão de Norma Ayub, su esposa - a Operação Derrama revelou que o “passado” de crime organizado tão execrado pelo ex-governador Paulo Hartung não foi exatamente banido. 
 
Onça viva II
 
Os fatos que emergiram nessa sexta-feira (18) reforçaram ainda mais tal impressão. Se o passado pré-Hartung orientava-se pelo (que termo insuportável) “desmando”, o passado recente não fica muito atrás. 


Efeitos
 
A Operação Derrama serviu para movimentar tanto a eleição de Guarapari – que ficou quente como o verão 2013 – quanto a da Mesa Diretora da Assembleia. O ex-prefeito Edson Magalhães era o principal cabo eleitoral de Orly Gomes (DEM). Assim a disputa tende a se polarizar entre Ricardo Conde (PSB) e Carlos Von (PSL). Theodorico Ferraço, que daqui a duas semanas deve se reeleger presidente da Assembleia Legislativa, e sua esposa Norma Ayub agora estão sob a mira da Derrama. Um golpe doloroso.  
 
Efeitos II
 
A operação complica a vida de Guerino Zanon e Edival Petri, que aspiram a uma vaga na Assembliea Legislativa em 2014. Mas quem saiu dessa com fortes dores foi Theodorico Ferraço e o ex-governador Paulo Hartung, a quem muitos dos ex-prefeitos eram ligados - Zanon, Devens, Magalhães, Petri e o próprio Ferraço.
 
Obrigado
 
O ano começou tão sem graça. Razão pela qual fica nosso agradecimento a Guerino Zanon, Edson Magalhães, Ademar Devens, Edival Petri, Moacyr Carone Assa, Luiz Carlos Cacá Gonçalves e Ananias Francisco Vieira, Theodorico Ferraço, Norma Ayub, Alcino Cardoso,  Valter Potratz, José Carlos Elias, Rogério Feitani  e Jander Nunes. Eles nos salvaram do marasmo. 


Tempestade
 
Há quem pense que a chuva que desabou na noite dessa sexta-feira (18) foi um teste para os novos prefeitos. Também. Mais que isso, no entanto, ela foi um retrato da política capixaba desta semana. O vento e a água limparam o ar, que estava um tanto carregado.
 
Lei da poluição
 
Em Vitória, o vereador Namy Chequer (PCdoB) e o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, se reuniram essa semana para discutir a ressurreição da Lei de Controle da Poluição do Ar, já promulgada, mas que ainda não pegou. O secretário disse que fará novas reuniões para discutir a questão. Bom. Só que Namy será o líder do de Luciano Rezende (PPS) na Câmara. Agora é esperar que a nova função não esfrie os ânimos do comunista para fazer valer a lei.
 
Novas regras
 
Mais um fim de semana duro para os ciclistas, skatistas e patinadores da Praia de Camburi. Vai estar todo mundo de novo de olho neles, tanto mais em fim de semana, quando a orla enche ainda mais. Se o fim de semana for chuvoso, tanto melhor. Assim a cabeça de todo mundo esfria um pouco.
 
140 toques
 
“E a galera esperando o Sol para curtir o final de semana, dai vem a chuva. Mas se veio, é pq deveria vir”. O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) no twitter.
 
Pensamento
“Uma democracia pode ser furiosa, mas tem coração e pode ser demovida; uma aristocracia é sempre fria e nunca perdoa”. Napoleão Bonaparte

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/