segunda-feira, junho 30, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 30, 2025
segunda-feira, junho 30, 2025

Leia Também:

Escalação

Desde que tomou posse no ano passado, o governador Paulo Hartung (PMDB) repete em seus discursos que pretende consolidar novas lideranças no Estado. Na área técnica, está mais do que claro os investimentos feitos em quadros como a secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi, e o secretário de Transparência, Marcelo Zenkner – ultimamente, até meio sumido dos holofotes. Mas e na área política, que realmente importa para o mercado? Hartung já não esconde suas apostas. Os abraçados da vez são o deputado estadual Rodrigo Coelho (de saída do PT), indiscutivelmente, e o secretário de Agricultura, Octaciano Neto, que comanda uma pasta estratégica e acostumada a fazer cargos políticos. O esforço do governador em apresentar um novo rol de lideranças se deve à constatação de que seus homens de confiança de longa data e integrantes do chamado “núcleo duro” estão com a imagem desgastada. Tanto que alguns, em tentativas recentes, acumularam derrotas eleitorais. Nessa lista entram, por exemplo, Anselmo Tozi, José Teófilo, Haroldo Rocha, Paulo Ruy Carneli e até quem tem mandato, como Guerino Zanon (PMDB) e Lelo Coimbra (PMDB), aliados do governador, porém, já com certa fadiga de material. O ano é de eleição, hora de mostrar as cartas. Fica a pergunta: quem será o próximo? 
Vale tudo
A propósito, a entrega de um simples veículo de R$ 35 mil em Guaçui nessa quarta-feira (3) mobilizou o governador em exercício, César Colnago (PSDB), o secretário Octaciano Neto, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Maria de Abreu Júnior, e os deputados estaduais Da Vitória (PDT) – autor da emenda – e Rafael Favato (PEN). Todo mundo querendo molhar o bico.
Apagada
Já há que diga que a deputada Raquel Lessa (SD) vai apenas fazer figuração na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. O comandante, mesmo, será o vice-presidente e líder do Governo, Gildevan Fernandes (PV). 
Subserviência
Aliás, o discurso dos dois após a eleição para os cargos dá o exato tom do que será a CCJ. O governo manda, eles obedecem. 
Sem festa
Em Itapemirim (sul do Estado), é cena comum o grupo político do presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) e de sua mulher, Norma Ayub (DEM), soltar fogos na rua diante de decisões judiciais desfavoráveis ao prefeito Luciano Paiva (PSB). E agora, com a manutenção da condenação dela no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2)? Tem também?
Numa boa
O ex-deputado estadual Atayde Armani (DEM) não está nada empolgado em voltar à área política. Ele reassumiu os negócios da família e não pensou em disputar a eleição de 2016 nem em Linhares, nem em Santa Maria de Jetibá, municípios onde tem reduto eleitoral.
Fila
Na Assembleia, o caminho ainda é longo. Com o retorno de José Esmeraldo (PMDB), Atayde passa a ser o terceiro suplente da coligação formada em 2014 pelo PMDB, DEM e PEN. Na frente dele tem ainda Esmael de Almeida (PMDB) e o vereador de Colatina, Sérgio Meneguelli (PMDB).
Ai, ai…
Tanto assunto referente ao crime da Samarco/Vale-BHP precisando de atuação enérgica do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES), Homero Mafra, e ele está preocupado em investigar atuação de advogados em Colatina que estariam “assediando” pessoas para entrar com ações contra a empresa? Sei não, hein!
Cobranças
Os jovens do movimento estudantil do Estado descobriram o número do WhatsApp  do secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha. Imagina o tanto que ele está satisfeito. Haroldo, como se sabe, deve muita explicação aos estudantes.
140 toques
“Quanto Vale nossa respiração fugindo do Tubarão? Parabenizo o Bloco Bleque pela marchinha 'Pode Minério”. (Vereador de Vitória Sérgio Magalhães – Rede – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Circunstâncias? Eu crio às circunstâncias”. Napoleão Bonaparte

Mais Lidas