Segunda, 29 Abril 2024

Esse cara não sou eu

 

Quem diria que em dois anos a figura celestial, abençoada e intocável do ex-governador Paulo Hartung iria desaparecer? Pois é, aconteceu. Com mãos de gato, o governador Renato Casagrande soube manipular o tabuleiro político e, resultado, todos os novos prefeitos da Grande Vitória estão com ele. Seu antecessor tinha o mesmo prestígio - mas, lembrem-se, suas mãos eram de ferro. Ou mesmo de tesoura. A unanimidade política permanece a mesma, mas Casagrande não optou pelo terrorismo político, como PH. O novo cenário evidencia, sobretudo, o quão artificial era a figura do herói redentor que pintaram de Hartung e, ainda, a ideia de que ele era o grande eleitor do Espírito Santo. Que pena, hein, que pena.    
 
Bem-vinda
 
Para quem só conhecia Vitória como turista e morava há 22 anos na Itália, a arquiteta Sandra Monarcha vai pegar uma pedreira pela frente. Logo de cara, a nova secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade vai ter que lidar com a espinhosa questão da expansão do Shopping Vitória, em que interesses diametralmente opostos se chocam com violência. Boa sorte. 
 
Evoé
 
Ano novo, cargo novo. O governador Renato Casagrande nomeou Ledir Porto, secretário de Defesa Social de Vila Velha na gestão Neucimar Fraga, para o cargo de Coordenador Estadual sobre Drogas, da Secretaria de Estado de Governo. 
 
Madalena, Madalena
 
Ano novo, cargo novo, agora na Serra. Casagrande também deu uma mãozinha ali. Ele nomeou Madalena Santana, a vice-prefeita de Sérgio Vidigal, para um cargo de assessora especial, também na Secretaria de Estado de Governo.
 
Esqueceram de mim
 
Nas notícias sobre a atualização da Lista Suja do Trabalho Escravo, a MRV Engenharia apareceu por aí. Mas o nome de Camilo Cola (PMDB) foi devidamente, digamos, esquecido. A lista incluiu em seu rol o Complexo Agroindustrial Pindobas, cujo dono é o megaempresário e deputado federal. 
 
Cadê?
 
No final de outubro, o governo estadual anunciou o nome do delegado da Polícia Federal Álvaro Duboc Fajardo para assumir a Secretaria de Ações Estratégicas. Mas até hoje ele não assumiu. Quem ainda responde por ela é o também atual secretário de Justiça André Garcia. O duro é que Garcia não dá conta nem de uma, nem de outra. 
 
Fala, Neivaldo
 
2012 acabou e em bairros de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, a água também. Foi um fim de ano a seco. Cheia de turistas, Guarapari também sofreu com a falta d’água. Engraçado é que ninguém toca no nome do presidente da Cesan, Neivaldo Bragato.
 
Tela preta
 
E difícil a vida dos cinéfilos do Espírito Santo. Com tantas salas de cinemas por aí, e novas que foram abertas com a recente inauguração de shoppings, neste fim de semana só há uma mísera e solitária estreia nos cinemas capixabas. Quem salvou a lavoura foi o Cine Jardins, em Jardim da Penha, com um drama francês. De resto, só há filmes que estrearam no mínimo semana passada. Triste, viu. 
 
140 toques 
 
“E o que tem me surpreendido é que as medidas adotadas pelo Governo Federal se repetem como formula mágica, sem novidades, é mais do mesmo”. O deputado estadual José Esmaraldo (PR) desce o malho no Governo Federal no twitter.
 
Pensamento
“É mais fácil perderes um trono do que perderes um hábito”. Fernando IV

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/