Segunda, 29 Abril 2024

Estreita relação

 

De um lado, a violência no estado chega a níveis aterradores. Por outro, entidades cobram do governador a assinatura de documentos referentes aos direitos humanos. Existe ou não existe um vão aí? O Espírito Santo ainda se ressente de projetos sociais consistentes, sobretudo na área da Segurança Pública. O governador Renato Casagrande (foto) ainda trata o assunto via instrumentos “técnicos” (aumento de efetivo, por exemplo) e não como uma questão social - ou seja, ele ainda não sacou a ligação entre violência e direitos humanos. O Programa Estado Presente já é uma iniciativa, embora de curto alcance (como atestam as taxas de homicídios). Em reunião nesta quinta (10), entidades vão discutir como pressionar Casagrande a assinar o Programa Estadual de Direitos Humanos e do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Com a indigência de ideias na área, seria bom Casagrande gastar tinta de caneta. 
 
Enquanto isso...
 
Frente aos tropeços do governo na área social, a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) poderia ter atuação mais destacada. Mas virou, digamos, meramente um espaço do PT, antes com Rodrigo Coelho (PT), que voltou para a Assembleia Legislativa, e agora com o ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão. Tudo bem, por seu histórico, o PT é um partido que se encaixa na Seas. Só que, eis o problema, de alguns bons anos para cá o perfil do PT mudou.
 
PM na rua
 
No cair da tarde desta quarta-feira (9), o que mais se via na orla das praias da Costa e de Itapoã, em Vila Velha, era polícia. Andando nas calçadas, no calçadão, viaturas passando e até polícia montada cavalgando nas areias. Mas não era reflexo do assassinato do porteiro num prédio do bairro, ocorrido terça-feira (8). Era reflexo do primeiro dia do festival Jesus Vida Verão. Como a situação de repente ficou tensa, todo cuidado é pouco.
 
Procura-se
 
Perguntar não ofende: por onde anda a turma do Espírito Santo em Ação? 
 
Vida melhor
 
Saiu no Diário Oficial desta quinta (8) a exoneração de Vinicius Simões, eleito vereador em Vitória. Vinicius sai da Câmara e vai... para a Câmara! Ele era assessor de Fabrício Gandini (PPS), novo presidente da Casa. O melhor de tudo é bater uma graninha a mais na conta bancária.
 
Aliás... 
 
A presente edição do Diário Oficial está um bota-fora só.
 
Muita calma nessa hora
 
A Academia de polícia Civil do Espírito Santo vai receber o curso Preservação da Vida e Uso da Submetralhadora MT.40 G1 e G2. Em bom português: atira, mas cuidado para não matar.
 
Vitrine
 
A Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) vai realizar concorrência com vistas à contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria, planejamento estratégico, assessoria de imprensa e relações públicas. O objetivo: promover nacionalmente nosso simpático Espírito Santo. 
 
Avenida Maruípe
 
Quando atravessam a liberada Avenida Maruípe, moradores de Vitória expressam um sentimento que mistura emoção e estranheza. Emoção porque a Maruípe, uma das princiais vias da capital, está finalmente de volta ao cotidiano dos moradores. Por outro lado vem a estranheza: após muuuuuuuuuito tempo interditada, a avenida parece ter se apagado do imaginário urbano de Vitória. Agora a impressão é de se estar passando por um novo lugar.
 
140 toques
 
“Tem novos focos de incêndio na área de amortecimento de Jacarenema. Podiam usar a Guarda Municipal pra proteger nosso patrimônio ambiental’. O ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá (PT) no Twitter.
 
Pensamento
“Toda elevação a um grande lugar é através de uma escada de vento”. Francis Bacon

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/