Quinta, 25 Abril 2024

Fadiga de material

 

As viradas nos principais municípios do Estado, mesmo que em alguns casos em números bem apertados, mostram que o jingle da campanha de Luciano Rezende (PPS) em Vitória, pregando a mudança, tomou conta do eleitorado. Na eleição deste ano, os capixabas deram seu recado contra a continuidade do modelo antigo de política que se alterna no poder, optando por nomes novos. As vitórias de Luciano em cima do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB); de Rodney Miranda (DEM) contra o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR), e de Juninho (PPS) em Cariacica, desbancando o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), são exemplos claros do cenário instalado no Estado. Todos tiraram a primeira posição de candidatos que representam a continuidade e que passaram praticamente toda a campanha à frente das intenções de votos. Uma prova clara do que no mercado é conhecido por fadiga de material. Chegam ao segundo turno com a bola cheia e com grandes possibilidades de quebrarem sequencia. Promete.



Fadiga de material II
O mesmo recado foi dado na Serra, com a vitória de Audifax Barcelos (PSB). Embora tenha sido ex-prefeito por uma ocasião, é o socialista que representa o novo no município. Basta pensar no longo período em que o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) comanda a prefeitura. 


Fadiga de material III
Em Linhares, a eleição de Nozinho Correa (PDT) faz o mesmo eco. Liquidou os dois grupos que mandam na política do município há anos, do atual prefeito Guerino Zanon (PMDB) e do deputado estadual José Carlos Elias (PTB). 



Só deram eles
Ainda sobre a virada em Vitória, a confiança da militância do PPS era tanta, que a frente do Tribunal Regional Eleitoral na tarde deste domingo (7) foi tomada por apoiadores de Luciano Rezende, antes mesmo de sair o resultado final. Na mesma pegada, era o sentimento em relação ao vereador Fabrício Gandini, reeleito pelo partido como o mais votado em Vitória. 
 
Em contrapartida...
A trupe do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas quase não apareceu. Queda livre do ex-prefeito deixou o povo tímido. E o PT? Bom, muito menos. 
 
 
Vantagem
Onde o deputado federal Camilo Cola (PMDB) e seu apoio financeiro de luxo colocaram a mão nesta eleição rendeu lucro. Audifax Barcelos (PSB) entregou seu mandato com a antecedência ao megaempresário, que é primeiro suplente na Câmara, e recebeu uma “infra” invejável como recompensa. Já o prefeito Carlos Casteglione (PT), que passou a campanha atrás do adversário Glauber Coelho (PR), arrancou na reta final e levou o pleito. 
 
Contradição
Camilo, aliás, é o mesmo que aparece em coluna do jornalista Ancelmo Gois, publicada neste domingo (7), em A Gazeta, como um dos financiadores da ditadura militar que serão investigados pela Comissão da Verdade. Ele está no grupo dos que participaram ativamente. Relatório fica pronto em 2014. Logo o PT correr campanha ao lado dele...  
 
Pedra cantada
Como previsto, Jorge Donati (PSDB) ganhou de lavada em Conceição da Barra (norte do Estado). Papel de vítima funcionou com força. 
 
Pedra cantada II
Com o mesmo discurso, o prefeito Reginaldo Quinta (PTB) elegeu sua sobrinha Amanda Rangel Quinta (PDT), em Presidente Kennedy (litoral sul do Estado). Adivinhem quem vai governar?

 
Sem cair
Os vereadores que passaram a campanha com risco de perder cadeira na Câmara de Vitória, Max da Mata (PSD) e Serjão Magalhães (PSB), se esbarraram na manhã deste domingo (7), na Escola Irmã Maria Horta, Praia do Canto. Com a zebra na disputa, em desfavor do vereador Sérgio Sá (PSB), os dois conseguiram se manter firme e forte na Casa. Menos mal, pois o tombo seria grande. 
 
Fez chegada
Já a previsão de que o “virgem” em política Davi Esmael (PSB) entraria na Câmara se confirmou. Assumirá com a proposta de repetir o mandato do pai, deputado estadual Esmael Almeida (PMDB). Ou seja: as igrejas evangélicas ditarão as regras.

 
140 toques
“Sobre qualquer avaliação sobre o segundo turno, deixo claro, desde já, que fica a cargo do meu partido”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – terceira colocada na disputa em Vitória). 
 
PENSAMENTO:
O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação. Oscar Wilde

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/