Em sua análise sobre o cenário eleitoral em Vila Velha, apontado pela pesquisa Futura, o diretor do instituto, José Luiz Orrico, diz que o cenário ainda está aberto e que o prefeito Rodney Miranda (DEM) pode se viabilizar para o pleito. Mas para os meios políticos locais, a situação não é bem assim.
A rejeição ao prefeito e seu baixo desempenho são dados bem difíceis de reverter a essa altura do campeonato. Mesmo porque os nomes que Rodney enfrentará na disputa têm capitais eleitorais elevados, fechando os espaços para o prefeito. Uma situação difícil para o governador Paulo Hartung (PMDB), que terá de ser o puxador de votos do prefeito.
O problema é que Rodney não é um candidato que Hartung possa descartar pelo caminho, afinal, a ligação política entre os dois é muito forte. Mas a situação do governador não é tão complicada como se pensa. Em um cenário em que Neucimar Fraga (PSD) ou Hércules Silveira (PMDB) possam vencer, nenhum deles vai querer ficar contra o governo do Estado após a eleição.
Agora, tentar dar viabilidade à candidatura de Rodney Miranda não vai colar. O prefeito investiu sua gestão nas estações de bombeamento no Rio Jucu, após a malfadada viagem durante as fortes chuvas de 2013/2014, mas desde então, o equipamento não foi testado, pois não houve volume de chuva para pôr as estações de bombeamento em funcionamento.
O restante da cidade não traz marcas da gestão do demista. A situação do prefeito fica complicada para uma retomada de competitividade em tão pouco tempo. O jeito é buscar harmonia com os demais candidatos e soltar a mão do aliado à beira do precipício para não cair junto.
Fragmentos:
1 – No apagar das luzes para as migrações, na sexta-feira (18), o ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves, assinou ficha de filiação ao PPL (Partido Pátria Livre). Ele estava filiado ao PR, mas deixou o partido há duas semanas.
2 – De partido novo e com candidatura livre, o ex-prefeito está animado para a eleição. “Estou me sentido como um jovem pronto para percorrer a cidade com os pré-candidatos a vereador”, disse.
3 – Matemática. A saída do subsecretário de Manutenção de Serviços de Vitória, Alcenir Pantaleão, disparando contra o prefeito, (+) a presença do vereador Devanir Ferreira na assinatura de ficha de filiação de Amaro Neto no Solidariedade é (=) a PRP fora do arco de aliança de Luciano Rezende.