sábado, janeiro 18, 2025
26 C
Vitória
sábado, janeiro 18, 2025
sábado, janeiro 18, 2025

Leia Também:

Fator chuva

O capixaba é realmente muito espirituoso. Na noite de caos vivida nessa quinta-feira (19), muita gente parada da na Terceira Ponte abriu a porta do carro, aumentou o volume do som, saiu para conversar com os outros motoristas. Muita gente fazia piada com a situação, alguns adolescentes caminhavam de forma descontraída entre os carros. O #vemprarua dessa quinta não foi motivada por uma mobilização de cobrança, mas causado pelo transtorno do alagamento e do nó no trânsito. 

 

Mas quem pensa que tudo é festa está enganado. Uma pequena parcela tentava aliviar a tensão e revolta daquela situação, o sentimento por trás disso era a revolta. A combinação de chuva e sentimento de abandono da população pode ter consequências sérias para a classe política. 
 
Por mais que se tente justificar o ocorrido nos últimos dias, maré alta, cidade abaixo do nível do mar, grande volume de chuva, necessidade de grandes obras de infraestrutuura, nada explica o descaso. No Terminal de Vila Velha não havia ninguém para dizer se sairia ônibus do local. 
 
Nas ruas não havia guardas de trânsito. No meio do alagamento não havia ninguém para orientar as pessoas, ajudar. Crianças, idosos presos nos ônibus, pisando em água contaminada. Muita coisa errada e, pior, que se repete ano após ano, com promessas de medidas paliativas que não resolvem o problema. 
 
A justificativa seria o custo alto das ações. Mas milhões e milhões são drenados dos cofres públicos ano após ano, para obras de visibilidade. A questão é que para fazer o que se precisa, será preciso fazer as tais obras invisíveis. Saneamento, estações de bombeamento e outras obras estruturantes, que talvez só sejam concluídas em outra administração, daí o desinteresse em gastar uma fortuna para dar visibilidade, quem sabe, a um adversário.  Coisas da política, da má política.
 
 
Fragmentos:
 
1 – Os meios políticos já perderam as contas de quantas mudanças já aconteceram no plenário da Assembleia Legislativa desde o início desta legislatura. 
 
2 – As chuvas devem atrapalharam bastante o comércio na semana que precede o Natal, aliás, já estão atrapalhando. Neste domingo (22), as lojas do Centro de Vitória vão funcionar das 9 às 16 horas para garantir o faturamento desse período. 
 
3 – As prefeituras dos municípios que ainda não assumiram os ativos de iluminação pública terão até o próximo dia 31 efetuar a medida. A decisão é da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais Lidas