Quinta, 28 Março 2024

Festa da democracia

A eleição deste domingo (7) tem um diferencial das últimas realizadas nesta década no Espírito Santo. Finalmente, o eleitor capixaba vai ter o direito de escolher seus prefeitos, o que em 2004 e 2008 não aconteceu em sua plenitude.



Evidentemente que movimentações foram feitas por parte do Palácio Anchieta em favor de seus aliados, assim como o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) também mexeu seus pauzinhos em favor de um e outro aliado Estado afora.



Essas movimentações são naturais, quando se trata das maiores lideranças do Estado e dos interesses políticos em jogo, mas não podem ser comparadas com a famigerada geopolítica que tomou conta do Espírito Santo nos dois mandatos de Hartung, que movimentava as peças de acordo com os interesses do governador.



As articulações deste ano também deixaram vítimas, como o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), que certamente daria uma outra conotação à eleição em Vila Velha, mas foi retirado do pleito por um acordo às vésperas da homologação da candidatura. Nessa movimentação podemos encontrar o DNA de Hartung.



Em Colatina, noroeste do Estado, o deputado federal Paulo Foletto (PSB) tinha a prefeitura na mão, mas os interesses da base de Casagrande forçaram o governador a tirar seu jogador de campo.



É claro que o fato de não haver a geopolítica não significa que Hartung não esteja se movimentando fortemente para retomar o controle político. Para isso conta com alguns trunfos, como parte da imprensa, que faz as escolhas editoriais de acordo com os interesses do ex-governador, soltando pesquisas às vésperas da eleição e jogando com os números para forçar o voto útil.



Ainda falta muito para que o eleitor capixaba possa escolher seus candidatos sem interferências externas. Uma reforma política, o fortalecimento dos partidos e a aceitação do contraditório, sem a necessidade da coalizão torta que existe no Estado, poderiam ser soluções para o futuro. Mas o fato de haver opções, já é um grande avanço.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/