Segunda, 29 Abril 2024

Festa imodesta

 

Não é praxe vestir solenemente a posse de deputados estaduais suplentes, como viu-se nessa segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa. Aquilo traz a marca inconfundível de Theodorico Ferraço (DEM/foto), presidente da Casa. Manobrista ardiloso, Ferraço queria cerimônia, mas sem a presença de Euclério Sampaio (PDT). A posse deste deu-se sem pompas: foi dia 27 de dezembro no gabinete da presidência. Assim, a seco. Mas nessa segunda o pedetista até estava lá e o democrata até poderia ter aberto microfone para ele. Mas não: Ferraço sabe que Euclério ao microfone é ato temerário, especialmente ao ex-governador Paulo Hartung, por quem ele vela. O gesto de Ferraço ficou com carinha de manobra para barrar Euclério na festa. 
 
Uma mente brilhante
 
O agora deputado estadual Paulo Roberto (PMDB) deveria usar o poder criador que a vida confere a cada homo sapiens. Faz bem à saúde. Em seu discurso de posse nessa segunda (7), na Assembleia, ele se mostrou um profundo conhecedor do dialeto hartunguete. Repetiu coisas que há alguns anos não ouvíamos: “A onça não está morta”, “A união das pessoas de bem”, “As forças políticas do ES estão de mãos dadas”. Um discurso típico da Era Paulo Hartung. Ô, autoridade, mais criatividade, pode ser?  
 
Desculpa
 
Não é lá muito convincente a justificativa que o secretário estadual de Segurança Henrique Henkenhoff para o “guardião digital”, um dispositivo para monitorar o Facebook e o Twitter. Segundo disse, é para coibir a criminalidade, que usa as mídias sociais. Vinda de Henkenhoff, é uma explicação que não cola, mesmo.
 
Emergência 
 
A possibilidade de não haver dinheiro em caixa levou Osmar Passamani (PMDB), prefeito de Marilândia, a cogitar um decreto situação de emergência. Isso demonstra sua preocupação com o município. Mas ele também está preocupado com os seus.
 
Emergência II
 
Ele nomeou Renata Paier Passamani para a Secretaria de Administração, JOviani Caliman Passamani para a Secretaria de Ação Social, e Zélia Bonna para a Chefia de Gabinete. As duas primeiras são noras do prefeito. A última é cunhada. Em Marilândia, há emergência para todos os lados.
 
Os royalties são nossos
 


Numa palestra de fim de ano em Vitória, o senador Magno Malta (PR) disse: “Deus abençoou todos os estados com riquezas imensuráveis”. E, claro, já mandou confeccionar a camisa com a frase acima. Interessante ele falando que os royalties são “uma justa compensação pelos danos ambientais e sociais que ocorrem no Estado”. Quem dera se nossas autoridades lutassem mesmo por compensação a danos ambientais e sociais provocados pelas atividades econômicas no estado. Quem dera.
 
Multada
 
Deu na Agência Estado nesta terça-feira (8) que a Receita Federal multou a MMX, de Eike Batisa, em R$ 3,8 bilhões. A MMX não é a única grande empresa em que a Receita está de olho. Em meados de dezembro foi a vez da Fíbria (a eterna Aracruz Celulose): a Receita autuou nossa poluidora em R$ 1,6 bilhão.
 
Vote em mim
 
Eleições em pleno verão: as condições não poderiam ser mais desfavoráveis para os candidatos à Prefeitura de Guarapari. Abordar eleitor na rua é tarefa ingrata: com esse sol, e com as praias de Guarapari, a última coisa de que se quer falar é sobre política. Sem contar que boa parte dos abordados é turista, o que torna a tarefa ainda mais ingrata.    
 
Trânsito
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) firmou convênio com as prefeituras de Vitoria, Vila Velha, Serra e Cariacica. Será delegada aos municípios a competência sobre a fiscalização eletrônica do trânsito dos corredores metropolitanos, com implantação de novas medidas para melhorias da fluidez e segurança no trânsito. Isso que é gestão integrada da Grande Vitória. 
 
140 toques
 
“Aguardo com expectativa as comemorações dos 100 anos de nascimento do capixaba de Cachoeiro Rubem Braga”. O senador Ricardo Ferraço (PMDB) no twitter. Como bom cachoeirense, ele mais que especificou a origem de Rubem Braga. Tá certo.
 
Pensamento
“Liberdade e monopólio não podem viver juntas”. Henry Demarest Lloyd

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/