Quinta, 28 Março 2024

Findou-se a Era Hartung

 

Com o resultado do segundo turno, a política capixaba passa a ter  um novo retrato. A vitória do deputado estadual Luciano Rezende  (PPS) em Vitória era tudo que o governador Renato Casagrande necessitava para tomar as rédeas da política.
 
E foi um encaixe perfeito: acabou com esse troca, na prefeitura da Capital, entre PSDB e PT, que já durava 24 anos. O PSDB, com a derrota de Luiz Paulo Vellozo Lucas, sai  moribundo do pleito. O PT nem tanto, mas o suficiente  para não pensar tão cedo em recuperar a prefeitura. 
 
Quem mais se "ferrou", porém, foi o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). A vitória do seu ex-secretário de Segurança Rodney Miranda(DEM), em Vila Velha, patrocinado por ele, não é o suficiente para atenuar as perdas impostas pela vitória de Luciano Rezende, somado a outros resultados do primeiro turno, como por exemplo a derrota em Linhares, do seu aliado Guerino Zanon (PMDB).  
 
Foi-se, então, por água a baixo, o projeto de reunir, no PSDB, toda a trupe hartunguete para tocar o seu projeto de poder idealizado para chegar a 2025. Ficou, inclusive, sem solução para deixar o PMDB, onde fervilha o clima dos históricos contra a sua permanência no partido.  
 
Nesse resultado desastroso para Hartung, está a mão pesada do atual governador, Renato Casagrande, com a reintrodução da democracia no Estado, interrompendo oito anos de um regime de exceção com o qual PH elegia os prefeitos ao seu bel-prazer político. 
 
A mudança promovida por Casagrande é de tal profundidade, que trocou até os partidos do andar de cima. Ocupam agora as primeiras posições o PSB, do governador, e o PPS, com Luciano, em Vitória, e Juninho, em Cariacica. 
 
Há quem possa querer incluir o DEM.  Mas não há condições. Não é um prefeito, com a mente  policialesca de Rodney Miranda, e seus truques, tramas e intimidação que proporcionaria tal regalia ao seu desidratado partido.  Alem do  mais, naufraga em águas profundas a sua estrela maior, o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e atual presidente da Assembleia Theodorico Ferraço.  
 
Findou-se a Era Paulo Hartung. Recomeça o Espírito Santo democrático, com  as medições de força políticas voltando  às urnas, para dar um fim às falcatruas eleitorais.  

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/