sábado, janeiro 18, 2025
30.5 C
Vitória
sábado, janeiro 18, 2025
sábado, janeiro 18, 2025

Leia Também:

‘Garante’

A senadora Rose de Freitas não se cansa de repetir que está disposta a submeter seu nome à convenção do MDB para disputar com o governador Paulo Hartung o direito de se candidatar ao Palácio Anchieta. Mas e se ficar pelo caminho? Teria como plano B o partido comandado no Estado pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel, o Podemos. O interesse da legenda na senadora é de conhecimento do mercado político, bem como a relação dela com o prefeito. A candidatura de Rose resolveria, assim, a exigência do Podemos de ter palanques nos estados para oferecer ao presidenciável Álvaro Dias (PR), missão que cabe a Gilson. Por outro lado, atenderia a um antigo desejo dela, que vê na disputa deste ano o momento mais favorável para atendê-lo. Esse seria, porém, o plano B. Até porque, dois pontos ainda precisam ser definidos para a execução dos planos da senadora: para onde vão, de fato, o governador Paulo Hartung e o antecessor, Renato Casagrande? 
Nomes
No caso de Hartung, cuja candidatura à reeleição ganhou força nos últimos dias, mais um capítulo nacional nesta quarta-feira (21). Reconduzido à presidência nacional do MDB, o senador Romero Jucá (RR) reforçou o interesse do partido em ter candidatura própria à Presidência da República. Opções apontadas por ele…
Nomes II
…o atual presidente, Michel Temer; o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skafe; e Hartung!
Pacto
Já em relação a Casagrande, o que se sabe é que Rose tem jogo combinado. E o ex-governador se mostra cada vez mais candidato ao governo. Vai saber…
Articulações
A propósito, enquanto Rose se reunia nesta quarta, em Brasília, com 14 prefeitos e o ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, com quem debateu a licença de instalação do Porto Central de Presidente Kennedy, Hartung cumpria agenda com Temer, ao lado do deputado federal Lelo Coimbra (MDB). 
Quatro paredes
Dizem que o assunto de Hartung e Lelo com o presidente foi a mesma licença para o Porto Central; intervenção militar; investimentos em Saúde; e inauguração do aeroporto de Vitória. Mas, há quem aposte que entrou na pauta a entrega do tal ministério ao aliado e secretário, Rodney Miranda (DEM).
Proporcionais
De volta ao Podemos… Gilson Daniel também se articula para manter a cadeira na Assembleia, com Hudson Leal, e fazer um federal, tudo indica Evair de Melo, que sinaliza sair do PV para agregar ao projeto do ex-PTB. Mas Evair, vez ou outra, ameaça, ameaça, e não arreda o pé.
Holofote
Como sempre, a disputa pelo bônus dos assuntos discutidos nesta quarta em Brasília bombou. Todo mundo espalhando release para reivindicar paternidade, todo mundo anunciando os resultados das interlocuções com o governo federal.
Sem comentários
Não bastasse a tentativa da Assembleia, que já caiu por terra, o presidente da Câmara de Aracruz, Alcântaro Filho (Rede), quer fazer vitrine em cima de um projeto que propõe “evitar que crianças e adolescentes sejam expostos a conteúdo pornográficos em escolas ou eventos culturais apoiados pela prefeitura”. E pior…
Sem comentários II
…quer interferir também no ensino! “O material pedagógico, cartilha ou folder trabalhado em sala de aula deve ser previamente apresentado às famílias dos estudantes”, aponta o projeto. Piada, só pode.
Movimentado
Depois do senador Ricardo Ferraço (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Gama, recebeu a visita de mais um político: o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede). Nos dois casos, disseram tratar-se de cortesia.
Nas redes
“São cerca de 4 bi de reais em renúncia fiscal nos últimos anos. Para quem e porque esses benefícios são concedidos? A população é beneficiada de que forma com essa política fiscal? Tudo isso precisa ficar muito claro para a sociedade”. (Deputado estadual Sergio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra”. Leon Tolstói

 

Mais Lidas