Quarta, 24 Abril 2024

Geração Photoshop

 

A história da fotografia pode ser facilmente divida em três partes. A primeira parte iniciou-se obviamente com o pioneirismo dos primeiros descobridores, no início do século XVII. Joseph Niepce, John Herschel, Daguerre, e tantos outros imbuídos dos ideais do Romantismo em alta nesse período, literalmente respiraram muita química para desenvolver a fotografia e transformá-la em algo parecido com o que temos hoje.
 
Porém a fotografia, não por opção mas por genética, seguiu na contra-mão do romantismo. Filha legítima da revolução industrial, desenvolveu uma engenharia capaz de registrar, perpetuar, e principalmente alterar o mundo a seu redor. Esse primeiro período foi marcado pela precariedade dos equipamentos e processos. Daguereotipos, Talbotipos, Cianotipos, e muitas outras  invenções proliferaram pela Europa, numa corrida contra o tempo pela paternidade do novo processo de registrar o mundo.
 
Em 1901, George Eastman criava a Kodak Brownie, a primeira câmera popular, graças  à facilidade de operação. A classe média imediatamente a adotou, tornando a Kodak a maior empresa da história da fotografia, e inaugurando a segunda fase do processo. Com o lema “Aperte o botão que nós faremos o resto”, a fotografia entrava em uma nova era, agitando o mundo e aderindo ao modernismo.
 
Essa segunda fase ocorre em uma época abalada por  novas ideias, como o Marxismo e o Darwinismo. A fotografia torna-se acessível a uma grande camada da população, atingindo seu esplendor em qualidade, criatividade e riqueza de produção. Até o advento da fotografia digital, que iniciou o terceiro ciclo fotográfico....
 
A incerteza e o pessimismo com o futuro, e a fragmentação dos movimentos sociais se aliaram à fotografia digital, criando um exército de fotógrafos que registram tudo com um apetite insaciável. A queda nos preços de produtos e equipamentos e a facilidade de manipulação da própria imagem criaram um fenômeno de popularidade com o qual os fotógrafos parecem não estar preparados para lidar. Nasce assim a Geração Photoshop.
 
A imagem da semana é a fotografia de Albert Einstein como nós o reconhecemos, mostrando a língua. A imagem foi feita pelo fotógrafo Arthur Sasse em 1951, quando Einstein completava 72 anos.
 

   

   
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/