As disputas entre os candidatos das eleições nos fazem pensar em guerra. Enquanto o circo ainda não está totalmente desarmado, desenterro alguns fatos pouco conhecidos de outra guerra, que talvez possam ser úteis aos políticos que ainda digladiam no segundo turno. A Segunda Guerra Mundial custou mais caro, destruiu mais propriedades, matou mais gente e provocou mais mudanças que qualquer outro evento da história.
Considerado até hoje o conflito mais devastador da humanidade, matou 70 milhões de pessoas, sendo 90% delas da Rússia, China, Alemanha e Polônia. Mais da metade das mortes foram civis, a maioria mulheres e crianças. No Holocausto morreram um e meio milhão de crianças, sendo 1.200 judias e milhares ciganas. O país que mais sofreu baixas foi a Rússia: 21 milhões; 8% dos soviéticos nascidos em 1923 não sobreviveu à catástrofe.
A batalha mais violenta foi a de Stalingrado (1942-1943) com 1 milhão e 600 mil mortos. A mais longa foi a Batalha do Atlântico, de 1939 a 1945. Para os Estados Unidos, o pior confronto foi a Batalha de Bulg, onde morreram 80 mil norte-americanos. Mais russos morreram no Cerco de Leningrado do que todos os soldados americanos e ingleses juntos, em toda a guerra.
A Rússia e o Exército Vermelho foram acusados de genocídio e estupro em massa – mais de 2 milhões de alemãs entre 13-70 anos foram estupradas pelo Exército Vermelho. Max Heiliger era o nome fictício em uma conta bancária da SS na Suíça onde eram depositados dinheiro, ouro e joias usurpadas dos judeus. Apesar dos riscos, milhares de pessoas ajudaram os judeus: a Dinamarca recusou-se a exterminar sua população judia; civis como Raoul Wallenberg, Chiune Sugihara e Oscar Schindler (A lista de Schindler) salvaram milhares de vidas.
Os nazistas criaram o Terceiro Reich. O Primeiro Reich foi o Império Romano e o segundo o Império Alemão. Entre esse e o império de Hitler houve a República Weimar, derrubada pelo Partido Nazista. A SS mantinha um bordel em Berlim chamado “The Kitty Salon” (Salão Gatinho) para distrair os diplomatas e VIPs estrangeiros na cidade. Os quartos eram grampeados, e as 20 prostitutas passavam por intenso treinamento para arrancar informações através de conversas inocentes.
Em 1938, Hitler foi o “Homem do Ano” da Revista Time. A grande maioria dos criminosos de guerra alemães se passaram por refugiados, conseguindo a liberdade. Em 1974, um soldado japonês chamado Hiroo Onoda saiu da floresta na Ilha Lubang, no Pacífico, onde ficou escondido por 29 anos – não sabia que a guerra havia terminado. O mais importante avanço da medicina proveniente da Segunda Guerra foi a transfusão de sangue, que salvou milhões de vidas.