terça-feira, julho 1, 2025
21.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Império político

Televisões, emissoras de rádio, jornais, jornalecos, revistas; há pelo menos uns dez políticos investigados nessa Operação Lava Jato que comandam a comunicação em seu reduto político. Não é simples saber se um político é ou não proprietário de emissoras de rádio e televisão, pois no exercício do cargo de deputado e senador, pela Constituição, ele não pode controlar qualquer tipo de concessão pública. Por conta disso, eles usam laranjas e familiares para driblar a legislação. Isso é velho, apesar de ser ilegal. Mas ser contra lei neste país é normal.
 
Tem como saber quem são esses políticos, pois existem levantamentos a respeito. Pois bem, da lista de quase 50 que passaram a ser investigados pela justiça, o pessoal do PT e PSDB citados, não constam como controladores (não são proprietários, ganham as concessões, os canais são do governo)
 
Mas todo mundo sabe que o ex-presidente e hoje senador Fernando Collor de Mello é proprietário do grupo de comunicação Arnon de Mello, com jornal, rádio e TV em Alagoas, e mais: a TV Gazeta é uma das primeiras afiliadas da Globo no Nordeste. É de Collor, imaginem.
 
Renan Calheiros e Eduardo Cunha, ambos do PMDB e comandantes da Câmara e do Senado, respectivamente, possuem concessões. A de Calheiros está em nome do filho, a JR Radiodifusora de Alagoas. Existe uma particularidade sobre Renan Calheiros. Ele tem o sonho de montar um império de comunicação. Já Eduardo Cunha, que é radialista também, é um dos sócios da Rádio Melodia do Rio, com franquia em oito estados brasileiros. É mole?
 
Quem também tem rádio: Romero Jucá, no interior de Pernambuco, a família do senador Edson Lobão tem um complexo de rádio e TV no Maranhão, terra dos Sarney, que por sua vez tem também um conglomerado de comunicação, que cobre todo estado do Maranhão. Força política!
 
Os filhos de Sarney, tendo Roseana à frente, comandam pessoalmente a rede de televisão afiliada à Globo. Eis porque a Rede Globo se silencia em determinadas notícias.
 
Os “bagrinhos” que tem rádio: Dilceu Sperafico, deputado federal do PP, controla duas rádios em Marechal Cândido Rondon, Paraná. Aníbal Gomes é proprietário de rádio em Aracaju. Sandes Junior (quase Sandy Junior) tem rádio em Goiânia, emissora sertaneja; Roberto Britto tem rádio em sua cidade natal, Jequié, Bahia; Pedro Henry teve um canal de televisão em Cárceres, afiliada à Record, mas foi cassado
 
E por vai. Tem mais. Breve iremos colocar mais nomes de políticos e suas empresas de comunicação. Coitados de nós.
 
PARABÓLICAS
 
Outro dia recebemos a visita da Charline Dalla Bernardina, nossa colega de Colatina. Veio para um encontro de gerentes de todo Estado.
 
Tivemos o prazer de fazer uma entrevista com o Venerável da Loja Maçônica do Estado, o preclaro Américo Rocha. Campanha de reeleição.
 
O advogado Gustavo Varella está fazendo o que mais gosta, fora da advocacia: escrever textos atualizados na imprensa.
 
O amigo, colega e companheiro Geraldo Magela assumiu a Rádio Espírito, cargo que já exerci duas vezes. Muito trabalho pela frente. Sucesso!
 
Suzana Zanetti é a linda moça de olhos azuis que secretaria, com competência, o nosso Cezar Nemer na sua Cultura FM, em Castelo
 
Depois da másica Jorge Nasr encontrou outra paixão, o ciclismo. Jorge foi (é ainda) um dos locutores mais completos do Estado.
 
MENSAGEM FINAL
 
“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”. Confúcio

Mais Lidas