domingo, agosto 10, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 10, 2025
domingo, agosto 10, 2025

Leia Também:

Interlocutor oficial

Se o assunto é articulação política para as eleições de 2018, dentro da estratégia do Palácio Anchieta, o nome é José Carlos da Fonseca  Júnior (PSD). O secretário de Estado da Casa Civil é o credenciado da equipe, de fato, a armar as mesas de negociação com lideranças e partidos, para fechar parcerias que atendam aos interesses do governador Paulo Hartung. O que corre nos bastidores é que, atualmente, ele está focado nas legendas pequenas, pressionando para agregá-las ao projeto palaciano. E não deve ter dificuldade nessa missão. Zé Carlinhos é conhecido por sua habilidade política e tem trânsito livre no mercado, condição que o consolida cada vez mais como interlocutor oficial, colocando de escanteio o sempre braço direito de Hartung, Neivaldo Bragato, que recentemente voltou ao governo, e o secretário de Gabinete, Paulo Roberto. A posição privilegiada na atual gestão já cotou Zé Carlinhos, também, ao cenário da disputa. Desde o final do ano passado, circulam duas possibilidades: vice de Hartung, no caso de reeleição, ou primeiro suplente dele no Senado. Sem fazer muito alarde, mas firme nos bastidores, é o famoso “comer pelas beiradas”.
Mantra
Hartung reassumiu o governo nesta sexta-feira (26), com cerimônia que chamou de “intimista” em seu gabinete e…discurso novo (só que não)! “O Estado está com as contas equilibradas, pagamentos em dia, e este ano [de eleição] será um período de oportunidades”. Sei, oportunidades…
Mágico
A propósito, na ocasião, o vice-governador César Colnago apresentou o balanço da interinidade: visitou 17 municípios, em duas semanas.
Sem plano B
O previsível impedimento do ex-presidente Lula para a candidatura a presidência da República pode apagar o ânimo do senador Magno  Malta (PR) de ser o vice de Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O projeto do deputado federal cresceu em cima de Lula, vendendo a ideia de combatê-lo. A tendência, agora, é diminuir de tamanho, o que joga Magno de vez na briga pela reeleição, pra lá de acirrada.
Prévia
Em Cariacica, o mercado político comenta que o prefeito Juninho (PPS) vai colocar seu vice, Nilton Basílio Teixeira (PSDB), na disputa à Assembleia Legislativa, para assumir enfrentamento ao deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), seu principal adversário. Já seria um ensaio para a disputa de 2020, quando Juninho terá que fazer um sucessor e, até hoje, não fortaleceu nenhuma liderança.
Cenário
Também entra aí, nesse cenário, o deputado estadual Sandro Locutor (Pros), aliado de Juninho, que se coloca na disputa à Câmara dos Deputados este ano. E tem o próprio desenrolar do processo de escolha da cadeira a ser aberta no Tribunal de Contas, pleiteada por Marcelo. Ainda não se sabe quando nem pra quem, mas é certa a vaga de Valci Ferreira.
VIPs
De volta ao prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, o Chicão (PSDB), que esteve em Itaúnas no último final de semana, mas correu da festa da cidade, do povo. Ele também foi visto no show do Marcelo D2, atração nacional paga que se apresentou na nova casa de eventos da vila, inaugurada neste verão, a Vibe Itaúnas. 
VIPs II
A pousada chiquérrima que recebe a elite capixaba tem um camarote exclusivo no espaço, que também recebeu como convidado de honra o vice-governador César Colnago (PSDB). Mas ele, ao contrário de Chicão, esteve na festa popular.
Em tempo…
E o secretário de Cultura e Turismo de Conceição da Barra, Sebastião da Cunha Sena, hein…nada?
Dois pesos, duas medidas
Por falar na “Vibe”, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, que mora em Itaúnas e já pegou muito “peixe pequeno” com o cargo que ocupa e ocupava – gerente do parque -, recebeu a casa de shows de braços bem abertos. Com as poluidoras, aliás, ele também não ousa mexer.
Dois pesos, duas medidas II
Os responsáveis da área não tiveram problema algum para derrubar árvores antigas do terreno (eram muitas); não há qualquer regra para volume de som; e a saída de emergência é para uma rua estreita, sem saída, ocupada de carros nos dois lados nos períodos de feriado e férias – muitas vezes não passa nem veículo, quem dirá ambulância. A casa diz que tem capacidade para 10 mil pessoas (na vila não vive um terço disso).
PENSAMENTO:
“Não é possível ser bom pela metade”. Leon Tolstói

Mais Lidas