Quinta, 25 Abril 2024

Inverteu a mão

O resultado das eleições deste ano mudou sensivelmente a relação política no Estado. No início de seu governo, Renato Casagrande parecia preso em um sistema político que mantinha o controle do arranjo institucional nas mãos do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), com forte influência no Judiciário, no Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas e Assembleia, isso sem falar no compartilhamento do Executivo.



O Judiciário parece ter enfraquecido esse elo, com a ascensão do desembargador Pedro Valls Feu Rosa à Presidência no final do ano passado. Se o arranjo deu sinais de enfraquecimento de um lado, o resultado das eleições deste ano muda o arranjo político.



Em vez de Casagrande ser o dependente de Hartung, o ex-governador, que saiu desgastado da eleição, é que vira dependente de Casagrande. O resultado da eleição mostrou que Hartung perdeu a disputa na maioria de suas apostas e a vitória, com Rodney Miranda (DEM), em Vila Velha, é uma incógnita, já que para os meios políticos, a impressão é de que Hartung não tem controle sobre Rodney.



Enquanto Hartung sofre o desgaste e tenta buscar espaço político para acomodar seu grupo, o governador dá uma demonstração de vencedor generoso, que estende a mão ao antecessor também e põe de lado as divergências partidárias, em relação aos eleitos em um arco de aliança que não o apoiou em 2010.



O sentimento após a eleição é de que Hartung saiu derrotado da eleição e não tem mais condições de compartilhar com Casagrande o posto de líder político do Estado. Algo que já está sendo assimilado pela classe política, que vai se tornar dependente do governador, sobretudo os prefeitos, a partir de 2013.



Sem mandato e com uma vitória frágil em Vila Velha, Hartung perde força e com mais dois anos na planície, resta a dúvida sobre sua participação direta na disputa de 2014. Será o fim da Era Hartung?



Fragmentos:



1 – O prefeito Neucimar Fraga (PR), após a derrota em Vila Velha, diz ter sido convidado a ingressar no PSB, do governador Renato Casagrande. Por outro lado, o senador e presidente do PR, Magno Malta, fez uma defesa inflamada do prefeito como um dos principais quadros do partido.



2 – Malta disse no Senado que se Neucimar quiser pode ser deputado federal, senador e até governador. Tirando os exageros, o republicano tentou mostrar que os altos e baixos na relação dos dois não prejudicaria o projeto partidário.  



3 – No PSB talvez o prefeito não tenha uma aposta tão grande como no PR, afinal, o PSB está no governo e precisará atender a base de 16 partidos, em 2014.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/