terça-feira, abril 29, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, abril 29, 2025
terça-feira, abril 29, 2025

Leia Também:

Isso é Ferração

Houve reunião para cá, houve reunião para lá, fizeram tanta força para tirar a reeleição do atual presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) e… deu em nada. A sabedoria da velha raposa prevaleceu. Ferraço ficou na dele, só assistindo, com aquele par de olhinhos debochados. Não meteu a mão em cumbuca, mas vez ou outra se proclamava o candidato do governador Paulo Hartung (PMDB). Não colou. Terça (20), em plenário, proferiu um humilde discurso de união entre os deputados. Enquanto isso, o deputado Da Vitória (PDT), que até parecia estar com a mão na taça, recuou. Agora, sim, a reeleição dormita docemente no colo de Ferração. Quem sabe, sabe.
 
Liderança
O governador Paulo Hartung ainda não definiu seu líder na Assembleia. Teria convidado Enivaldo dos Anjos (PSD), mas dizem que ele achou prudente não assumir nenhuma função nesse seu início de Casa. Acha que é preciso entrar, conviver e ver onde lhe caiba. 
 
Falando nele…
Enivaldo foi um dos cinco deputados que faltaram ao curso de funcionamento da Assembleia ministrado nessa quarta (20). Fosse ele um novato, como Bruno Lamas (PSB) e o Amaro Neto (PPS), novatos faltosos, ok, valeria a crítica. Mas em matéria de Legislativo, raposa que é, Enivaldo é para dar aula inaugural.
 
É a vida…
E os deputados novatos? Nem bem assumiram e já entraram pelo cano. Como maioria, são 16 parlamentares, poderiam ter conferido outra feição ao processo da eleição da Mesa Diretora. Mas com essa do deputado Da Vitória (PDT), de erguer a bandeira branca, vão rezar a cartilha de Hartung.  
 
Fora do jogo
Pela breve entrevista que deu à A Gazeta desta quinta (22), o deputado estadual eleito Amaro Neto (PPS) mostra consciência de que tem um belo trunfo político pelo fato de ter sido o mais votado nas eleições. Entre os 30 que tomam posse em 1° de fevereiro, é o único que demonstra que não está no jogo de cartas hartunguete.  
 
Lado ruim
Como tudo na vida tem seu lado ruim, eis o que vem da conclusão da auditoria do contrato da Rodosol: agüentar o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) se esgoelando contra o pedágio da Terceira Ponte nos microfones da Assembleia. Dai-nos paciência, Altíssimo.
 
Prioridades
O Orçamento 2015 do governo Hartung traz um dado curioso: enquanto os recursos da Educação aumentou em 2,1%, o da Vice-Governadoria subiu 6%. Ok, em que pesem os reajustes, são montantes diferentes. Mas o vice César Colnago (PSDB) se deu bem.
 
Excelência
O governador Paulo Hartung se orgulha da Cesan, para ele uma gestora de excelência. Mas os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, que põem o Espírito Santo no topo do desperdício de água no Sudeste, diz o contrário. O órgão diz que a principal causa do desperdício se deve a vazamentos em adutoras, redes, ramais e outras conexões das prestadoras de serviço de abastecimento. 
 
Salva-vidas
A Câmara Municipal de Vila Velha recebe na próxima segunda-feira (26), às 18h, realiza uma audiência pública para debater a regulamentação da profissão de salva-vidas no município. Ironia do destino: há pouco, o prefeito Rodney Miranda (DEM) enfrentou uma paralisação dos guarda-vidas. Faltava tudo, até filtro solar.
 
140 toques
“#CulturaES A Orquestra Sinfônica do ES está se preparando para mais uma intensa temporada de concertos!”. Palavras do twitter oficial do governo Hartung. Até parece que a cultura capixaba vai bem, após a navalhada de quase 70% no orçamento da pasta para este ano. 
 
Pensamento
“Toda coerência é, no mínimo, suspeita”. Nelson Rodrigues

Mais Lidas