Quarta, 08 Mai 2024

Itinerância de resultado

 

A audiência pública realizada na noite dessa segunda-feira (16) com os moradores de Jardim Camburi mostrou que o gabinete itinerante do prefeito Luciano Rezende (PPS) funciona. 
 
Antes mesmo de assumir a prefeitura de Vitória, em dezembro do ano passado, Luciano realizou uma primeira audiência com a comunidade de Camburi e ouviu que uma das principais demandas dos moradores se referia à falta de segurança. 
 
O bairro mais populoso de Vitória, que faz limite com a Serra, tem sido alvo da ação de criminosos. Na ocasião, depoimentos emocionados de pessoas que moram ou mantêm comércios há anos no bairro davam conta de que o Estado abandonara Jardim Camburi. Prova viva desse abandono foi a desativação do Destacamento da Polícia Militar (DPM) há mais de um ano. 
 
Inconformados com o descaso do Estado, os moradores se articularam por meio da Associação Comunitária de Jardim Camburi para cobrar do poder público uma solução para o problema. Foram organizados protestos, passeatas e as demandas dos moradores acabaram ganhando o noticiário. 
 
A acertada ideia do gabinete itinerante mostrou que o poder público pode e deve se aproximar o máximo possível da sociedade, para poder ouvi-la de perto, sem intermediários.
 
Foi o que fez Luciano Rezende. Na audiência pública dessa segunda, o prefeito já apresentou uma solução para a demanda da comunidade: cedeu um terreno da prefeitura para a construção do DPM, que também irá abrigar a Guarda Municipal e a 4ª Companhia da Polícia Militar.
 
Graças à iniciativa do prefeito, a comunidade de Jardim Camburi dá um importante passo no enfrentamento da violência, que vem atormentado moradores e visitantes do bairro. 
 
Para não deixar a demanda esfriar, o prefeito já agendou para esta quinta-feira (18) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para definir com os moradores os detalhes sobre a construção do DPM.
 
O prefeito já adiantou que o cronograma de obras não depende apenas da prefeitura, já que o projeto deve ser executado em parceria com o governo do Estado. 
 
Entretanto, ao anunciar a cessão da área para obra, o prefeito transferiu a pressão para o governo do Estado, que dificilmente ousará “enrolar” a comunidade. 
 
Vale registrar esta primeira ação de resultado do gabinete itinerante da Prefeitura de Vitória. Moradores de outras regiões da cidade, inspirados no protagonismo da comunidade de Jardim Camburi, já devem estar se articulando para apresentar suas demandas ao prefeito Luciano Rezende, que inaugura um novo modelo de gestão participativa na cidade. Modelo que deveria ser copiado pelos outros municípios capixabas. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/