domingo, janeiro 26, 2025
31.6 C
Vitória
domingo, janeiro 26, 2025
domingo, janeiro 26, 2025

Leia Também:

Janela aberta

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (17), ainda em primeiro turno, a janela para que os insatisfeitos possam mudar de partido sem serem submetidos à regra da fidelidade partidária. A emenda prevê que a mudança poderá ser feita no prazo de 30 dias seguintes à promulgação da PEC da reforma política, que terá o segundo turno votado em julho e será devolvida ao Senado. 
 
Segundo o texto aprovado, a desfiliação não prejudicará o partido que perdeu o filiado quanto à distribuição de recursos do Fundo Partidário e ao acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Vai permitir que as lideranças possam se posicionar melhor, sobretudo quem tem interesse na disputa eleitoral do próximo ano.
 
Por isso, a partir da promulgação da PEC, vai ser dado início à dança das cadeiras. No Espírito Santo, as lideranças devem observar os movimentos do governador Paulo Hartung (PMDB) em relação ao pleito do próximo ano para buscarem suas acomodações. Resta saber se a baixa popularidade do governador vai atrair as lideranças para partidos em seu leque de aliados ou se vai repelir. 
 
Independentemente do desempenho do governador, quem deve sair desgastado, ou melhor, já está, é o ex-governador Renato Casagrande, que desde a derrota na eleição do ano passado vem assistindo à desidratação do PSB no Estado. 
 
Várias lideranças estão de malas prontas para deixar o partido, como o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, que articula a ida para a Rede Sustentabilidade. Além dele, o ex-deputado Vandinho Leite também está de saída e boa parte dos 22 prefeitos eleitos pelo ninho da pomba em 2012. 
 
Outras lideranças de peso também estão de saída de suas agremiações, como o senador Ricardo Ferraço, que estuda deixar o PMDB e estaria observando o melhor espaço para suas pretensões eleitorais futuras. 
 
A atual conjuntura política e as mudanças que podem ocorrer no cenário eleitoral nos próximos anos vão fazer com que as lideranças pensem muito antes de assinar a ficha de filiação, mas a abertura da janela já é um alívio para quem hoje considera o partido um fardo para carregar. 
 
Fragmentos:
 
1 – Os critérios adotados para a pesquisa do Instituto Futura na Grande Vitória excluíram Viana. Mas, nos meios políticos, o comentário é que essa exclusão teria outro motivo. É que diferentemente dos demais prefeitos, Gilson Daniel (PV) não estaria em viés de queda. Já Paulo Hartung

 

2 – A redução da maioridade penal, que tanto capitalizou para o senador Magno Malta (PR), agora vem trazendo holofotes para o deputado federal e candidatíssimo em 2016, Sérgio Vidigal (PDT).

3 – Se não for para o PSDB, qual o destino do senador Ricado Ferraço (PMDB)? A janela não vai ficar aberta para sempre. 

Mais Lidas