Quinta, 25 Abril 2024

Liberdade, liberdade

 

Falar em Paulo Hartung por aqui é até redundância. Mas é impossível ignorá-lo. O ex-governador aparece agora do lado do prefeito de Guarapari e candidato à reeleição, Edson Magalhães, apoiando-o com uma expressão fantástica - “livre, leve e solto”. PH está realmente “livre, leve e solto”, porque cometeu ali mais uma de suas colossais infidelidades partidárias. Ele volta a apoiar um candidato que é adversário de seu partido, o PMDB, que em Guarapari apoia Ricardo Conde (PSB). Seu partido em termos, porque PH nunca teve partido, ele sempre ludibriou as siglas por que passou. Recordar é viver: interessante também é lembrar o então governador nas eleições de 2008, aconselhando os eleitores a não votar em candidatos com processos na Justiça. Só que o que não falta a Magalhães são processos na justiça: é um para cada grão de areia da Praia do Morro. Ou seja, o que Hartung dizia antes, agora não vale. 
 
Cópia fiel
 
Ainda nessa linha de PH, o vice-governador Givaldo Vieira (PT) é outro que a toda hora tromba com essa questão da fidelidade partidária. Ele aparece na campanha do deputado estadual Marcelo Coelho (PDT), em Aracruz, falando da simpatia do governador Renato Casagrande por ela. Imaginem: PSB, partido do governador, tem um candidato lá, Jonas Cavaglieri, quadro histórico do partido. Givaldo está se saindo um belo cover de Paulo Hartung.
 
Cópia fiel 2
 
Também na questão da não identidade partidária, Edson Magalhães e Paulo Hartung têm um ponto em comum. O prefeito de Guarapari está no PPS, mas não é um militante do partido. O ex-governador também teve uma passagem pelo PPS, mas não eram, nem de longe, assim como Magalhães, um militante. Aliás, a passagem de Hartung por lá desagradou muita gente.
 
Simples assim
 
O que houve com o presidente do Tribunal de Contas Estadual Carlos Ranna? Primeiro criticou duramente o Portal da Transparência do governo estadual. Depois voltou atrás. O que houve, afinal? Nossa hipótese: ele mexeu com gente de Paulo Hartung. E deu nisso. A secretária estadual de Controle e Transparência, Ângela Silvares, é cunhada de PH. E, mais que atingir o governo Casagrande, o veneno de Ranna atingiu seu parceiro ex-governador. 
 
Pode isso?
 
Atenção Ministério Público Eleitoral (MPE): comissionados de prefeituras estão sendo coagidos a fazer bandeiraço durante o expediente e depois dele, sob pena de serem, digamos, convidados a se retirar da administração caso não participem. 
 
Quanto privilégio
 
O pessoal já viu que em matéria de adesivões para carro, daqueles que cobrem o vidro traseiro de lado a lado, quem mais tem em Vitória é o vereador e candidato à reeleição Zezito Maio (PMDB). O cofre do Zezito está cheio. Agora ele tem que parar de falar que é pescador. Infelizmente, por mais que merecesse, nenhum pescador ficou rico pegando peixe.
 
Psol
 
O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) chegou na tarde desta sexta-feira (3) ao Espírito Santo. Ele participa do lançamento da candidatura de Gustavo De Biase à Prefeitura de Vitória, às 19h, no Sindibancários.
 
Nota de falecimento
 
A coluna registra com pesar o falecimento do cinegrafista e diretor de fotografia de documentários, curtas-metragens e peças publicitárias Carlos Buarque, que militou por mais de 40 anos no Espírito Santo. Carlos Buarque tinha 59 anos, era viúvo e deixou cinco filhos.
 
Avenida Guarani
 
Na luta em que o capixaba Esquiva Falcão garantiu vaga nas quartas de final dos Jogos Olímpicos, o comentarista da Sportv falou uma besteira atrás da outra. Findo o combate, atribuiu o desempenho do pugilista a investimentos que o Brasil têm feito no esporte. Ele não conhece a história da família Moreno.
 
Avenida Guarani II
 
Yamaguchi e Esquiva Falcão, filhos de Touro Moreno, cresceram numa humilde casa da Avenida Guarani, em Jacaraípe (Serra). É um lugar tomado pelo tráfico de drogas. Ainda assim, o pai pobre, vivendo de salário mínimo, protegeu os filhos do mesmo triste destino dos muito jovens da Guarani. Com a doação de um amigo, que é juiz de Direito, Touro Moreno fez um ringue no quintal e ali legou o ofício do boxe aos filhos. 
 
Avenida Guarani III
 
Os meninos cresceram rodeados de traficantes, passaram necessidade. Nada na vida indicava que se tornariam os campeões que são hoje. Mas ao lado deles sempre esteve um pai excepcional, que os ensinou, além de tudo, a serem excelentes pessoas. Eles nunca deixaram de acreditar no pai, mesmo vivendo sob as mais hostis condições: vez ou outra, Touro Moreno ainda tinha que voltar ao boxe para sustentar a casa. Esperamos que o comentarista aprenda: o nome de Touro Moreno não é Brasil.
 
140 toques
 
“Hj andamos pela feira do Paul. Sei não, pelo que o povo anda falando, parece que as pesquisas foram batizadas”. O vereador e candidato a prefeito de Vila Velha João Batista Babá (PT) no twitter. A que pesquisas ele estará se referindo, hein?
 
Pensamento
“Um grama de ação vale uma tonelada de teoria”. Friedrich Engels

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/