terça-feira, abril 29, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, abril 29, 2025
terça-feira, abril 29, 2025

Leia Também:

??ltimos a saber

A visita inesperada ao Estado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para conversas com o governador Paulo Hartung (PMDB) em plena sexta-feira (16) espremida de Feriadão, ainda repercute no mercado político. Não pela pauta do encontro divulgada pelo governo do Estado  – reformas e crise socioeconômica do País -, porque todo mundo sabe que o papo não parou por aí. Mas pelas companhias, escolhidas a dedo por Hartung. Tirando o momento privado de Maia com o governador, que certamente aconteceu, quem apareceu bem na foto foram o presidente e o diretor-geral da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB) e Roberto Carneiro, respectivamente, e os secretários José Carlos da Fonseca Júnior (Casa Civil) e Octaciano Neto (Agricultura), além do subsecretário da Casa Civil, Giuliano Nader. Só a seara de Hartung, com nomes integrados ao projeto eleitoral palaciano. O resultado não poderia ser outro. Tanto a “surpresa” da visita como as escolhas geraram insatisfação nos bastidores. O que dizem é que a bancada federal sequer ficou sabendo, quem dirá foi convidada. Seria o natural, considerando a própria pauta vendida oficialmente, já que as reformas tramitam no Congresso Nacional. Mesma coisa a Executiva Estadual do DEM, partido de Maia: foi excluída, assim como suas principais lideranças, que sequer souberam antecipadamente da visita. Quanto mistério, hein… 
Passe disputado
Por falar em Erick, aumentou para ele as possibilidades partidárias até a abertura da janela, em março de 2018. Depois do PRB, do ex-vereador Devanir Ferreira, o presidente da Assembleia recebeu propostas do PTdoB/Avante e, mais recentemente, do DEM. 
Passe disputado II
Nos partidos menores, tapete vermelho. No DEM, nem bem o namoro começou, já há resistências. Que o diga o casal Theodorico Ferraço e Norma Ayub.
Voo novo
Deputada estadual em quarto mandato, que já foi senadora (vaga aberta após a eleição ao governo de José Ignácio Ferreira), vereadora e vice-prefeita da Capital, Luzia Toledo (PMDB) deve buscar novo cenário na disputa de 2018. Será candidata à Câmara dos Deputados.
Esforços
Mais uma reunião, nessa segunda-feira (19), debateu a possibilidade de privatização de todo o porto de Vitória, como defende o governo federal. Há, porém, resistências que seriam da própria Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), estatal que administra os portos de Vitória e de Barra do Riacho, em Aracruz (norte do Estado) – por lá, o assunto é o mesmo em relação ao Portocel, que já tem participação privada da Aracruz Celulose (Fibria) e Cenibra.
Esforços II
Não se sabe muito bem quem estava presente, mas o debate atual coincide com o evento realizado no Hotel Sheraton, em Vitória, envolvendo uma parte pra lá de interessada: o setor empresarial, leia-se ONG ES em Ação e Líderes do Amanhã. Aquela mesma coisa, a pauta eram as reformas, mas…
Presenças
A bancada capixaba estava lá. Convidados dos empresários: o coordenador da bancada, Marcus Vicente (PP), a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o senador Ricardo Ferraço (PSDB), e os deputados federais Lelo Coimbra (PMDB), Givaldo Vieira (PT), Paulo Foletto (PSB) e Jorge Silva (Pros).

Novela

Passa dia, entra dia, e o PT não larga o osso dos cargos no governo do Estado. Agora vai, mesmo, ou é para a militância continuar esperando sentada? Casamento difícil de terminar, viu?!

Reformulação
O Tribunal de Contas do Estado lançou seu novo Portal da Transparência e a impressão inicial é de que melhorou bem. Obrigação básica do poder público: facilitar o acesso a esses dados pela sociedade. 
140 toques
“Mais uma semana iniciando e a crise política vai se aprofundando. O presidente Temer perde cada vez mais as condições de governar o país”. (Ex-governador Renato Casagrande – PSB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor”. José Saramago

Mais Lidas