Quando não existia crise, muitas empresas gastavam horrores com propaganda. Basta dizer que ano passado gastaram R$ 24 bilhões em investimentos na aquisição de espaço na mídia. Esse montante foi 9,3% maior que realizado no ano anterior. Isso fez com que a participação dessas empresas nos gastos de mídia no Brasil subisse de 69% para 73%.
Entre os setores que mais elevaram suas verbas de propaganda, destacam-se , imagina, o farmacêutico, com alta de 35%; depois o de alimentação, com 32%. Um nicho subiu bem, serviço ao consumidor, 23%.
Conseguimos alinhar as 10 empresas que mais investiram no ano passado, sendo que este ano elas despontam, mas estão muito devagar, claro. A lista dos 10 maiores anunciantes;
01 – Via Varejo (Casas Bahia/Pontofrio)
02 – Genomma (netFarma)
03 – Unilever
04 – Caixa Economica
05 – Hypermarcas
06 – Ambev
07 – Petrobras
08 – Reckitt Benckiser (limpeza)
09 – Banco do Brasil
10 – Telefônica
Uma briga judicial fez ficar de fora um gigante do frigorífico e abate, a Seara. A briga entre a JBS (Friboi) e BRF. Adquirida da Marfrig pela JBS em 2013, a Seara investiu pesado em publicidade, transformando a jornalista Fátima Bernardes em garota propaganda, chegando a abocanhar a 25% posição no ranking dos anunciantes em 2014, com investimentos de 174 milhões.
PARABÓLICAS
Vários radialistas participaram da TecDay promovido pela Fecomércio semana passada em Vitoria.
Foi realizado também o Mercado Vinil, troca de informações e CDs antigos, com Casado, Vervloet, Bombrill e outros.
Hideraldo Gomes continua tocando seu programa de esportes no rádio e na Internet, indo, inclusive se encontrar com Juca Kfury em Sampa.
Hino Salvador esta no mercado e sendo disputado por várias emissoras. Eclético, Hino carrega experiência de mais de 40 anos de rádio
MENSAGEM FINAL
Elogiar um tolo é tão absurdo como cair neve no verão ou chover no tempo da colheita. Rei Salomão