O Espírito Santo é apontado como um Estado de alto índice de preconceito e homofobia. Estamos em destaque no desrespeito aos direitos humanos, somos campeões em falta de políticas públicas voltadas para a defesa de minorias sociais. Uma análise mais atenta às causas dessa intolerância da sociedade capixaba com os movimentos libertários aponta para o conservadorismo exacerbado, que se alimenta de posturas fundamentalistas religiosas cristãs que, por sua vez, se apoia a ignorância das “ovelhas” e o estelionato político-social de seus pastores – velhacos e espertalhões que desviam a atenção de suas falcatruas perseguindo os LGBTs.
Esperar pelo poder público é em vão, já deu pra perceber que mesmo com boa vontade, pouco ou nada foi feito. É importante que levantemos bandeiras, é preciso chamar a atenção de toda a sociedade para a agressão que estamos sofrendo, fisicamente e em nossos direitos civis, o melhor momento para isso são os manifestos LGBTs. Vamos dar a esses eventos mais força política, vamos pautar nossas reivindicações exaustivamente, como o PL122/06, por exemplo.
São os manifestos que promovem as mudanças, dão a visibilidade aos nossos legítimos representantes, abrem as portas para sua eleição. Assim organizados, fortaleceremos as nossas propostas e conquistas. É importante pressionar os governantes, mas precisamos de representação política, lutar com as mesmas armas da homofobia, porém ao contrário dos políticos fundamentalistas, de maneira honesta e transparente.
Hoje os políticos, na sua maioria, se tornaram sinônimos de desonestidade, bandidos, um peso social, sem contar com a impunidade do cargo que viabiliza o crime. Um bom número de pastores charlatões ocupam programas de televisão e púlpitos das igrejas para extorsão e enriquecimento à custa de promessas que iludem a miserabilidade social – isso é caso de polícia! A associação de religião e política promove uma legislação cúmplice, que aliena e estimula a violência homofóbica.
Vá ao manifesto de sua cidade. Levante a voz contra o preconceito e dê voz aos seus legítimos representantes. Estimule e vote em candidatos LGBTs e simpatizantes. Como disse Ney Matogrosso: “ Somos muitos e só precisamos de organização”. Parabéns a Gurapari pelo manifesto, torcida para Débora Sabarah pelo manifesto de Vitória (03/12), e vem aí dia 06/10 o manifesto de Cariacica, 13 de Outubro o Manifesto de Vila Velha e 17 de Novembro o da Serra. Participem!
Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil” pela rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]