segunda-feira, dezembro 2, 2024
23.9 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 2, 2024
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Leia Também:

Mantendo as aparências

O governador Paulo Hartung (PMDB) parece estar tentando manter as aparências em relação ao seu terceiro mandato. Mas a julgar pelo tratamento dispensado aos representantes dos movimentos sociais com os quais se encontrou por 20 minutos e saiu sem ouvir as queixas, ele não está nada bem na vitrine que construiu para o seu governo. 
 
Além dos movimentos sociais, parte da área sindical, o funcionalismo público e o cidadão comum não parecem nada satisfeitos com a escolha que fizeram. Para tentar desidratar seu desafeto político, Renato Casagrande (PSB), e fazer uma boa reserva de recursos, o governador adotou o discurso da crise causada pela suposta falta de gestão de seu antecessor.
 
Com esse subterfúgio, impôs um arrocho aos servidores e com uma política de cortes prejudicou os serviços oferecidos à população. O problema é que já se passou mais de um ano desse discurso, o governo diz que “recolocou o Estado nos eixos”, só que até agora esse rearranjo não trouxe qualquer benefício para a população. Nem mesmo a promessa de campanha, a melhoria na educação, teve resultados positivos. 
 
Mas há sempre como tentar fazer de conta que está tudo bem e esperar que a opinião pública aceite. Foi assim durante oito anos e deu certo. Quando, por exemplo, a avaliação do governo do Estado não é publicada no jornal A Gazeta, embora tenha sido feita pelo Instituto Futura, dá para entender os motivos, se olharmos o retrospecto do governo Paulo Hartung desde janeiro de 2015. 
 
A agenda negativa não interessa ao governador, não quer debater problemas, quer apenas aparecer como grande solução não só para o Estado, mas agora, também, para o País. Só vai ficar complicado se a população resolver seguir seu próprio conselho e decidir eleger outro governador em 2018. 
 
Fragmentos:
 
1 – Do ex-governador Renato Casagrande sobre a educação no Espírito Santo: “Um governo que se elegeu prometendo dar prioridade à educação e até aqui só conseguiu promover a desorganização da nossa rede estadual”. 
 
2 – A Comissão de Infraestrutura da Assembleia realiza nesta quinta-feira (7) audiência pública com o objetivo de debater o reinício das obras da Rodovia José Sette, a estadualização da BR-262 e cobrar informações sobre a Rodovia Aloízio Santos. O encontro acontece às 19 horas, na Câmara de Cariacica.
 
3 – O deputado estadual Amaro Neto mudou de partido, filiando-se ao Solidariedade, mas continua aparecendo na propaganda de sua antiga sigla, o PMB, partido que ficou em seu leque de alianças.

Mais Lidas