Sexta, 19 Abril 2024

Maus lençóis

 

O resultado da eleição em Vitória e o fortalecimento do governador Renato Casagrande colocam em risco o projeto de hegemonia do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Para levar adiante suas pretensões políticas, Hartung precisava eleger o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Mas quem acabou levando foi Luciano Rezende (PPS), aliado de longa data de Hartung, que acabou preterido pelo ex-governador no pleito deste ano. Luciano, quando ventilada a possibilidade de Hartung ser candidato, logo declarou abrir mão da disputa. Diante da insistência de Iriny Lopes (PT) e do próprio Luiz Paulo, porém, manteve-se no páreo - Hartung não estava disposto a ir para o confronto a qualquer custo, somente na condição de candidato único. Mas ao invés de abraçar a candidatura de Luciano, Hartung fechou aliança com o tucano, na época o favorito. O problema é que o vento virou e o ex-governador perdeu o “pulo”. Luciano tem quatro anos de mandato, com chances reais de reeleição. Soma-se a isso, o fato de Casagrande, ao sair vitorioso do pleito, ter se aproximado também de um novo mandato. Ou seja, o projeto de Hartung para 2014, que pode incluir o senador Ricardo Ferraço (PMDB), tem tudo para dançar. 
 
Bandeira
Por falar em PSB, encontro nacional de prefeitos eleitos do ninho socialista que será realizado em Brasília, no final deste mês, pretende criar marcas de gestão que ajudem a dar uma cara nacional ao partido. O PSB quer aproveitar o novo momento para consolidar de vez sua imagem. Deu no Jornal Floripa. 
 
Futuro
Igualmente estará no centro dos debates a manutenção do apoio ao governo Dilma Rousseff. O partido, no entanto, não vai fechar por enquanto nenhum compromisso para 2014. Seria um indicativo da possibilidade de tentar alçar voos mais altos na próxima eleição? A conferir. 
 
Presente
O jornalista Luiz Carlos Azedo, considerado o mentor político do prefeito eleito Luciano Rezende, que mora em Brasília, esteve diversas vezes em Vitória durante a campanha eleitoral. Ficava na ponte aérea, para refazer aqui a estratégia com Jorge Oliveira, o outro jornalista que esteve nos bastidores da candidatura do PPS. 
 
Aliás...
Ainda chegam relatos das baixarias do segundo turno em Vitória. Em um dos últimos debates, o cenário mais parecia de 5ª série. Dizem que os apoiadores de Luiz Paulo chegaram a mirar até caneta laser em Luciano Rezende. Oi?
 
Há controvérsias
O presidente regional do PSDB, deputado federal César Colnago, diz que o partido teve “um excelente resultado” nas eleições municipais deste ano. Essa constatação, porém, só mesmo por tucanos. Desempenho em estados importantes ficou abaixo do esperado. Não só Vitória e o Estado são exemplos claros disso. Da derrota de José Serra em São Paulo, então, nem se fala. 
 
Segue...
Aliás, o PMDB e o PT no Estado também já tentaram vender esse peixe, comemorando o resultado do pleito. Mas convenhamos, o partido que pode de fato posar de vitorioso é o PSB, com bons desempenhos em nível nacional e estadual. O PDT-ES também cresceu, perdeu a prefeitura da Serra, mas emplacou o comando de oito municípios. 
 
Já foi a época
Nenhum parlamentar da bancada capixaba está entre os indicados para receber o prêmio Congresso em Foco de 2012, que elege os melhores representantes - entre senadores e deputados - da população. É, não costumava ser assim...
 
140 toques 
“Presidente Dilma reforça o que temos dito com insistência: mudança na divisão de royalties do petróleo não pode atingir áreas já licitadas. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Eu cometi alguns erros. E garanto que cometerei mais”. Barack Obama 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/