terça-feira, abril 29, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, abril 29, 2025
terça-feira, abril 29, 2025

Leia Também:

Mesmo percurso

Os movimentos políticos do grupo de Paulo Hartung (PMDB) e do governador Renato Casagrande deixam claro que está em curso um processo de demarcação de território para a disputa de 2014. De um lado, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) posa de candidato ao governo. Do outro, Renato Casagrande prepara a máquina – e como! – para a eleição. Se há uma ação aqui, vem logo uma resposta acolá. E vice-versa. É o momento de ocupar os espaços disponíveis e fechar adesões. Mas, nas “internas”, o que está claro para o mercado político é o interesse, tanto de Hartung como de Casagrande, de manter o modelo de unanimidade, com Casagrande ao governo e Hartung ao Senado. Enquanto a aliança não “vinga”, Ferraço e o PMDB – de Hartung e Cia, pois as demais lideranças do partido defendem permanecer com Casagrande – colocam “lenha na fogueira” para abrir mais adiante a negociação. Essa seria a estratégia de Hartung, que já tem manifestado a atores políticos sua intenção de buscar a única cadeira que será aberta no Senado. Não à toa, Casagrande abriu mão de ter um nome das redes sociais no mesmo páreo, o delegado Fabiano Cantarato. No final das contas, é arriscado acabar tudo no mesmo lugar: os dois juntos e misturados. Se não rolar, ai sim entrará em cena o “plano B”. Nesse caso, seria o atalho, não o percurso principal.
 
Xeque-mate
Por falar nisso, depois do “Fundo Cidades” para investimento nos municípios, Casagrande lança o Fundo de Redução das Desigualdades Regionais, agora para custeio. Tapa os buracos da falta de recursos nos municípios e garante o apoio dos prefeitos no ano que vem. Um peso danado.
 
Xeque-mate II
Aliás, Casagrande sabe muito bem fazer uso desse tipo de instrumento político. Ao contrário de Hartung, que atua na base da imposição. Primeiro resolve no gabinete, depois determina o “cumpra-se”.
 
Piada
Incrível – no mau sentido – a tentativa dos deputados Eustáquio de Freitas (PSB) e Paulo Roberto (PMDB), na sessão da Assembleia nessa terça-feira (15), de capitalizar com o episódio envolvendo os camponeses e o petista Roberto Carlos. Os dois pediram falas e se dirigiram ao militante Donizete, para destacar uma espécie de “parceria” com o MPA e MST. Como é que é?
 
Piada II
Embora da região norte do Estado, Freitas e Paulo Roberto nunca advogaram em nome dos interesses dos pequenos agricultores. Aliás, muito pelo contrário. Sempre defenderam os “grandes”, inclusive o Movimento Paz no Campo (MPC), que tem aliança com a Aracruz Celulose (Fibria). Para completar o time, só faltou mesmo Atayde Armani (DEM). Mas ele se conteve. 
 
Bola da vez
A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Estado (DER-ES), Tereza Casotti, é o novo alvo do governo que está na mira dos deputados estaduais. De tempos em tempos, muda. 
 
À vontade
Tem mais show na noite desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa. E, certamente, o maior da série criada pelo deputado estadual Claudio Vereza (PT) para “discutir” a poluição do ar na Grande Vitória. Pois nesta audiência pública, a terceira da rodada, será toda dedicada às poluidoras. Faço ideia…
 
Cuidados
A deputada federal Iriny Lopes (PT) descobriu que está com uma ruptura no globo ocular esquerdo nessa terça-feira (15) e, devido à urgência do caso, já opera nesta quarta-feira (16), no Hospital Santa Rita, em Vitória. A coluna deseja uma rápida recuperação.  
 
Em campo
Ainda na seara petista, o presidente Lula entrou nas redes sociais. Anuncia que usará as ferramentas disponíveis na internet para mostrar os resultados de seus mandatos e rebater “acusações falsas” que têm surgido na rede. Reforço para a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. 
 
Baixa
A empresa Inovar, citada nas denúncias contra a prefeita de Anchieta, Dalva da Matta (PDT), não compareceu à sessão da CPI criada na Câmara de Vereadores para investigar o caso. Como a coluna já disse, assim deverá ser com os demais convocados, principalmente, a própria Dalva. Nesta quinta-feira (17), mais um “chá de sumiço”. 
 
Nas redes
“Dois manifestantes foram detidos hoje [terça-feira, 15], após a homenagem aos professores na Assembleia Legislativa […] e foram liberados, sem maiores informações”. (Ninja ES – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Quando não se pode derrotar, fica-se sócio”. Ulysses Guimarães

Mais Lidas