Enfrentando a highway do dia a dia, deparo com o outdoor de uma maternidade, nos lembrando que “Milagres acontecem todos os dias”. Adornando a mensagem tem a imagem de um recém-nascido que as mãos da médica pendura pelos pés – para aprender a respirar ou para aprender que a vida não é fácil? O milagre da vida se manifesta todos os dias, não apenas em um hospital de alto nível do primeiro mundo, mas em todos os lugares.
O Worldometers (site de estatísticas mundiais em tempo real) diz que nascem em média 300 mil crianças por dia, no mundo todo. Sim, milagres acontecem – no dia 16 de dezembro de 2015, um deles é Tommas Michael, meu sétimo neto. Nesses tempos de globalização e miscigenação, a árvore genealógica dessa criança abrange 4 continentes e 8 países. Do lado do pai, Estados Unidos, Alemanha e Irlanda; do lado da mãe, Brasil, outra vez Estados Unidos, Portugal, Líbano, Grécia e algum lugar da África.
Pelos desígnios divinos ou pelos caprichos da roleta do destino, pelas inconstantes conjunções astrais ou pelas contradições das leis da probabilidade, essa criança é um milagre – para que sua vinda ao mundo fosse possível, os astros se alinharam na forma exata, regendo as migrações de antepassados provenientes de lugares e culturas totalmente diversas, para permitir que seus pais se encontrassem.
Nas Américas, onde reside 14% da população humana, ficam os Estados Unidos, onde nasceram os pais da criança e seus avós paternos, e o Brasil, de onde migraram os avós maternos; na Europa, com 12% da população mundial, ficam a Alemanha e a Irlanda, terra dos ancestrais dos avós paternos, e Portugal e Grécia, dos ancestrais maternos; o Líbano, de dois bisavós maternos, fica na Ásia, sendo uma pequena parcela do continente que engloba mais de 60% da população mundial; a África, de ancestrais maternos, tem 15% da população mundial.
Infelizmente, não há registros do país de origem dessa tataravó de Cachoeiro do Itapemirim, que contribuiu para o enriquecimento desse caldeirão de raças e culturas. Provavelmente Angola. Um milagre sempre acontece quando duas pessoas provenientes de fluxos migratórios totalmente diversos conseguem superar os obstáculos do acaso e se encontrarem. E se completam – a outra metade perdida numa população mundial de 8 bilhões de habitantes. Sim, Platão estava certo.
Benvindo à vida e à nossa família, Thomas Michael! As estimativas da expectativa de vida da era tecnológica lhe são favoráveis: com um pouco de sorte, muito amor e muitas risadas, você passará dos 100 anos. Tire deles o melhor proveito, seguindo sempre a lei de ouro das grandes religiões do mundo, “Não faça aos outros o que não queres que lhe façam”. E seja feliz!