domingo, março 23, 2025
23.8 C
Vitória
domingo, março 23, 2025
domingo, março 23, 2025

Leia Também:

Mina de ouro

Para além da questão ambiental e social, a criação da Frente Parlamentar dos Novos Portos na Assembleia Legislativa, proposta pelo presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), chama atenção nos bastidores por mexer com uma área pra lá de lucrativa para a classe política, leia-se: financiamentos de campanha eleitoral. A frente aprovada é composta por 18 parlamentares, de diferentes partidos, e vai meter a colher em projetos de interesse do governo do Estado, que pretende transformar o litoral capixaba em uma extensa área portuária, custe o que custar para o meio ambiente e para as comunidades que dependem da pesca artesanal no Espírito Santo. Theodorico, que nunca deu ponto sem nó, já começou a história com foco nos projetos previstos para Itapemirim, seu reduto eleitoral e onde pretende eleger novamente a mulher Norma Ayub (DEM) – se a Justiça assim permitir – e Presidente Kennedy, também no sul do Estado, região de votos da grife Theodorico. O outro município prioritário anunciado por ele será Vila Velha, que também concentra muitos interesses políticos. A criação da frente consolida uma movimentação feita pelo presidente da Assembleia desde o ano passado nesse cenário portuário, inclusive com pressão à gestão Hartung (PMDB). Com investidores em potencial e uma mesa de negociação deste porte, alguém arriscaria dizer que Theodorico não fará estragos eleitorais por aí? O tempo logo dirá.
Bateu o martelo
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), contratou a ex-secretária estadual de Comunicação Flávia Mignone e o marqueteiro Kao Martins para cuidarem da sua campanha à reeleição deste ano. Os dois já estão na ativa e a missão, tudo indica, não será nada fácil.
Só assim
O governo Paulo Hartung (PMDB) resolveu liberar aos deputados estaduais respostas a 22 requerimentos de informação que estavam empilhados em gavetas. Nove deles do tucano Sérgio Majeski, que na última semana protocolou representação no Ministério Público denunciando seis secretários por crime de responsabilidade. 
Foi-se o tempo…
Comentários que vêm de Nova Venécia (noroeste do Estado) contam que Hartung, em recente solenidade relacionada à área do café, avisou que seria curto no discurso para não correr o risco de não ser aplaudido – sim, isso tem sido rotina em seu atual mandato. Mas nem assim, viu? Mesmo falando por apenas quinze minutos, recebeu algumas palmas tímidas, e somente das duas fileiras da frente – sabe quem fica nesses bancos, né?
Haja obra!
O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), espera capitalizar bastante com a programação deste ano da Colonização do Solo Espírito-Santense. Desta segunda até a próxima (23), dá para perder as contas das solenidades para assinaturas de ordem de serviços e inaugurações. Aliás, é só o que Rodney tem feito ultimamente. 
Circulando
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) lança mais uma vez o livro Estado Presente, desta vez, na Câmara de Guarapari. Será na noite desta segunda-feira e, assim como já ocorreu em Colatina e vai rolar nos municípios onde o PSB tem candidatos, Casagrande dará palestra. Em Guarapari, o evento joga luz no vereador Gedson Merízio, que disputará a prefeitura pelo partido em outubro próximo.
Sola de sapato
A propósito, por falar em aliados e em eleição municipal, Casagrande também deu aquela moral para o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) nesse domingo (15), no lançamento do sistema de aluguel de bicicletas. Muitas fotos, abraços, apertos de mão e…discursos!
Ué, mudou de lado?
A assinatura da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) na nota pública das entidades de direitos humanos protestando contra o desmonte Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos pelo governo Temer, gera reações de todos os lados. A OAB-ES, não é novidade, apoiou o impeachment de Dilma. No perfil da seccional no Facebook, está rolando até um “vomitaço”.
Cortesia
Por falar nisso, a Comissão de Meio Ambiente da OAB-ES visitou nessa sexta-feira (13), a convite, as instalações da ArcelorMittal no Complexo de Tubarão. Nas próximas semanas, o cafezinho será na vizinhança, a Vale.
Nas redes
“Considerando a operosa participação da OAB, inclusive da seccional do ES, na viabilização desse governo ilegítimo, corrupto e reacionário, a nota deveria ter como título “Mea Culpa”. (Advogado André Moreira, sobre a nota pública assinada pela Ordem criticando o desmonte do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Dívida pequena faz devedor, dívida grande faz inimigo”. Sêneca

Mais Lidas