Domingo, 28 Abril 2024

Missão

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite (foto), que virou quase um dublê do governador Renato Casagrande e do prefeito eleito Luciano Rezende (PPS), é apontado como o encarregado de atuar nos bastidores para garantir a eleição de Serjão Magalhães (PSB) à presidência da Câmara de Vitória e, ao mesmo tempo, uma Casa mansa na próxima gestão, sem situação oposicionista. Por transitar bem nesses dois lados e ter perfil político habilidoso, Robinho é o tipo ideal para convencer os vereadores da necessidade de comprometimento com o novo momento político do Estado, e assim fortalecer a base do governo na Câmara, o que agrada tanto a Casagrande como a Luciano Rezende. Essa movimentação pretende evitar ainda que se consolide o bloco dos independentes no legislativo municipal, movimento que já admite ensaios. A intenção é fechar a Câmara, indo muito além do que conseguiu o atual prefeito, João Coser (PT). Representa matar dois coelhos com uma cajadada só. 

 
 
Missão II
Hoje, a interpretação dos meios políticos é que esse bloco teria além dos tucanos Luiz Emanuel e Neuzinha Oliveira, o atual presidente da Câmara, Reinaldo Bolão (PT). Já Max da Mata (PSD) não se alinha para nenhum dos dois lados, e o pastor Devanir Ferreira (PRB) ainda estaria em cima do muro. 
 
Missão III
Nessa sua empreitada, Robinho provavelmente esbarrará em descontentamentos e terá que atuar com bombeiro para apagar incêndios. Alguns vereadores reclamam do afastamento de Luciano Rezende das conversas sobre a sucessão na Casa. O prefeito eleito não abriu espaço para diálogo, mesmo quando convidado. A justificativa dele é a defesa da liberdade de escolha, mas parece não ter feito eco. 
 
Histórico
A favor do secretário de Planejamento, conta um passado de experiências em lidar com situações políticas, desde o período estudantil. Robinho já foi muito ligado ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), mas hoje está em outras companhias. No caso de Luciano, com o aval da figura que exerce forte influência em sua carreira política, o jornalista Luiz Carlos Azedo.
 
Não acabou
O prefeito de Vitória, João Coser (PT), continua em campanha. Desta vez, para fazer seu sucessor na Frente Nacional dos Prefeitos: José Fortunati (PDT), prefeito reeleito de Porto Alegre. 
 
Eu que mando
O prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), com o anúncio do restante de sua equipe, imprimiu sua marca na gestão, sem nomes associados a Hartung. As pastas de Saúde e Educação não foram parar nas mãos de hartunguetes puro-sangue. 
 
Eu que mando II
O demista demonstrou habilidade em entregar a Secretaria de Ação Social a seu vice Rafael Favatto (PRB), que é médico e queria a Saúde. Garantiu a ao vice mais espaço na administração municipal, como ele queria, mas sem ser uma secretaria de forte influência política.
 
Maquiagem verde
Estratégia para enganar os capixabas, as poluidoras do Estado estão em todas com seus patrocínios. Feira do Verde, eventos “sustentáveis” e prêmios relacionados ao meio ambiente. Adivinhe quem estampa a publicidade do Prêmio Ecologia, do governo do Estado, cujos vencedores serão anunciados ainda nesta terça-feira (18)? Aracruz Celulose (Fibria), Samarco Mineração e Vale. A lista dos ganhadores muito me interessa. 
 
Inacreditável
Por falar na Vale, a mineradora espalha degradação pelo País. A mais recente ameaça, divulgada em O Globo, é na Amazônia, onde a empresa pretende destruir dezenas de cavernas preciosas para avançar com seu complexo industrial. O sítio é valioso, guarda segredos de seres humanos que viveram no local há mais de oito mil anos. 
 
140 toques
“O STF [Supremo Tribunal Federal] exorbitou ao cassar mandatos. A Constituição prevê que só o Legislativo tem essa atribuição, garantia de independência dos poderes”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO: 
"Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política". Jean de La Bruyère

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/