terça-feira, julho 15, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 15, 2025
terça-feira, julho 15, 2025

Leia Também:

Na boa

O “bate-teto” de CPIs na Assembleia Legislativa, que atingiu o limite de cincos investigações simultâneas, todas com prorrogações a perder de vista, atende a uma estratégia do governo Paulo Hartung (PMDB) já utilizada em mandatos anteriores. Com os espaços todos tomados, Hartung deixa a Assembleia engessada no caso de surgirem fatos de sua gestão que exijam investigação. A situação atual não poderia ser mais confortável para o governador. Das cinco CPIs, nenhuma tem foco em atos praticados por ele. Pelo contrário, tentam atingir principalmente a gestão de Renato Casagrande (PSB). As criadas pelo deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), do Empenho e Sistema Transcol, nem se fala. A do Pó Preto teria tudo para pegar Hartung, quem mais beneficiou as poluidoras no Estado, mas está dominada por seus aliados e foi criada já como manobra para blindá-lo. Já a da Sonegação de Impostos vai focar nos municípios, nem da Operação Derrama quer falar, enquanto a dos Guinchos vai se resumir à máfia de empresas e tal. Considerando os assuntos e os interesses, são CPIs para serem empurradas com a barriga por muito e muito tempo. Nada melhor para Hartung, que não começou seu mandato em cima do pedestal, e ainda terá muito para “ralar”.

Laços fortes

Não bastassem os protestos contra os cortes feitos em áreas essenciais para a população, o governo Hartung terá que lidar também com atos dos integrantes do movimento Fora Dilma-PSDB para tirar o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) da gestão estadual e, junto, o PT. A missão é difícil. Quem quebra a aliança Hartung-Coser-PT?

Laços fortes II

Esse pessoal, que abriu a série de atos na Assembleia nesta terça-feira (7), diz que votou na chapa PMDB-PSDB e contra o PT. O partido, embora tenha perdido cargos de destaque que ocupavam nos governos passados, continua loteado na gestão atual. Tem Coser como secretário de Desenvolvimento Urbano e o comando da Aderes (Lúcia Dornelas).

Quem diria…

Pelo menos nisso, PSDB e PT concordam. Os petistas históricos do Estado também são contra essa aliança entre o partido e Hartung e as manobras feitas por Coser em defesa de projetos pessoais.

Termômetro

Para você ver como as coisas estão, Hartung foi completamente ignorado na solenidade em comemoração aos 180 anos da Polícia Militar, na noite dessa segunda-feira (6). Ao convocar a categoria a um “viva”, recebeu o silêncio como resposta, por mais de uma vez, como forma de protesto. Constrangedor. Detalhes no blog do Elimar Cortês.

Já?

O deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) começou cedo a divulgar sua imagem para a disputa eleitoral de 2016. Para isso, vale-se de uma estratégia já manjada no mercado político, as tais prestações de contas. Realizará uma neste sábado (11), às 9 horas, em sua base, São Mateus. No convite, diz que vai prestar contas de seu mandato em 2014 e apresentar novas perspectivas. Leia-se: campanha eleitoral.

Crise?

Enquanto o governo do Estado corta gasolina das viaturas policiais, o gestor do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, percorre 120 quilômetros por dia para ir e voltar do trabalho para sua casa, em São Mateus. O povo da vila está de olho!

Mais e mais

Seguem os contratos sem licitação no governo do Estado. A Secretaria de Esportes vai pagar poucos mais de R$ 147 mil à empresa Enarpe Serviços e Soluções Ambientais Ldta para manutenção preventiva e corretiva do gramado do Complexo Esportivo Kleber Andrade, pelo prazo de três meses. Atos do mesmo tipo têm todos os dias no Diário Oficial.

Novidade

O petista histórico Perly Cipriano passa a integrar o quadro de colunistas de Século Diário a partir do dia 13 próximo. Com a temática Direitos Humanos, publicará artigos todas às segundas-feiras. Bem-vindo, Perly!

140 toques

“Pego dirigindo embriagado, Aécio foi liberado. Mano Brow nem ingeriu álcool e foi algemado. Por quê? Responde aí gov/tucanada paulista”. (Ex-deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).

PENSAMENTO:

“Em tudo que digo, finjo que só penso na felicidade dos meus súditos”. Frederico II

Mais Lidas