Segunda, 29 Abril 2024

Na contramão

 

Os entendidos calculam que 10% da população mundial se comunica pelo lado errado do cérebro, e por isso são chamados de canhotos. Ser canhoto não é defeito, mas o mundo foi feito pelos e para os destros. Tempos houve em que a canhotice era considerada coisa do demo, e os canhotos eram discriminados, quando não eliminados sumariamente – davam azar.
 
 
Em épocas mais recentes, por serem considerados deficientes, os pais amarravam a mão esquerda para mantê-la imobilizada, tentando forçar os filhos canhotos a usarem a mão direita. Outra tirania era negar-lhes alimentos se não comessem com a mão correta. O próprio nome já indica a discriminação, pois a mão mais usada se chama direita, a certa.
 
 
Em italiano, esquerda é sinistra. Não sabia disso quando pela primeira vez fui à Itália. Num ônibus de turismo, a guia ia dizendo, “À sinistra, vemos...” e mostrava vastos parreirais envergando ao peso de douradas uvas, que iam fermentar e virar futuros fabulosos vinhos.
 
O termo sinistra não combinava com o cenário. E ela, À sinistra vemos... e mostrava belos castelos da Idade Média, que em nada  pareciam sinistros, pelo menos nos dias atuais.
 
 
Sinistra se refere ao lado esquerdo e à mão errada. Em português, sinistro é sinônimo de canhoto, e destro significa hábil e inteligente.  Embora o lado esquerdo tenha algumas regalias, por ser o lado do coração, o lado direito foi sempre considerado o mais nobre. A Bíblia diz que o Filho se senta à direita do Pai; João, o discípulo mais amado, senta-se à direita de Jesus na Santa Ceia, porque à direita se sentava o convidado mais nobre num festim.
 
 
E não podemos esquecer que à mão direita tem uma roseira, que dá flor na primavera. Estamos na primavera e os ipês escandalosamente se vestem de ouro. Mesmo assim, os canhotos continuam sofrendo. Existe toda uma parafernália de objetos do dia a dia problemáticos para os canhotos, como  o abridor de latas e o caderno de espiral.
 
 
Os relógios são feitos para usar na mão “certa”, e quando precisavam dar corda, o problema era ainda pior. E como a escrita flui da esquerda para a direita, também é mais difícil usar a caneta esferográfica.  Não é verdade que os canhotos sejam mais inteligentes, mas podem usar os dois lados do cérebro mais rapidamente, e assim processar tipos diferentes de informação mais depressa. Não é verdade que eles morrem mais cedo nem que sejam mais bonitos.
 
 
Canhotos se saem melhor em muitos esportes e são mais criativos que os destros, mas também mais esquecidos. Alguns esquerdinhas famosos: Albert Einstein,  Marie Currie, Charles Chaplin, Barak Obama, Príncipe William, Bill Gates, Leonardo da Vinci, Angelina Jolie, Tom Curtis,  Nicole Kidman. No Brasil temos Pelé, Ayrton Senna, Roberto Carlos, e a maioria dos artistas da Globo. Se ainda vivêssemos no tempo em que os canhotos eram eliminados, quanto não perderia o mundo!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/