Quinta, 18 Abril 2024

Na encolha

 

Alvoroço no mercado político de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O motivo seria um almoço convocado pelo governador em exercício Givaldo Vieira (PT/foto), com os diretores-proprietários dos dois principais jornais do município, Folha do Caparaó e Espírito Santo de Fato. Comenta-se por lá que, na ocasião, Givaldo fez uma apreciação do processo político municipal, enfatizando a importância da disputa para o seu partido e ainda o papel dos jornais no contexto. No centro da conversa, obviamente, a necessidade de garantir a reeleição do prefeito Carlos Casteglione. Para finalizar, Givaldo teria questionado sobre as carências publicitárias dos jornais, indicando uma espécie de compensação. Um encontro desta natureza, já sentado na cadeira de governador, levanta questionamentos. Afinal, o governador Renato Casagrande está na chapa de oposição, do deputado estadual Glauber Coelho (PR), e inclusive já fez aparições públicas em favor do republicano. Fica a pergunta: Givaldo é um político desastrado ou muito corajoso?
 
 
Falta punho
A estratégia adotada pelo candidato do PPS em Vitória, Luciano Rezende, de sempre ficar à margem nos debates, deixa a impressão de que é barca furada. Permite, assim, o avanço dos adversários, como ocorreu nessa sexta-feira (28), quando abriu espaço de sobra para a petista Iriny Lopes rivalizar com o líder na disputa, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).
 
Sei não...
A propósito, o que o secretário de Estado de Planejamento, Robson Leite, faz na campanha de Luciano Rezende? Todo mundo está careca de saber que Robinho é fiel ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), o dono da candidatura de Luiz Paulo. Ai tem. 
 
Pouco caso
Ainda em Vitória, a sabatina deste domingo (30), iniciativa da Associação dos Amigos da Praia de Camburi, sobre “Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida”, só contará mesmo com a presença do candidato do PPS. Luiz Paulo alegou problemas de agenda e Iriny nem respondeu. O assunto nunca foi prioridade em eleição. Não seria diferente agora. 
 
Cenas da cidade
O candidato a vereador na Capital, Luiz Emanuel Zouain, em conversa com eleitores sobre a disputa deste ano, ao ser questionado sobre a blindagem feita pelo jornal A Gazeta ao candidato do partido a prefeito, Luiz Paulo Vellozo Lucas, saiu-se com essa: “Quem paga mais, leva!”. Dispensa comentários. 
 
Discurso
Além de espalhar a história do pai traído – em referência a Audifax Barcelos (PSB ) - em seus atos de campanha, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, tem dito que os três deputados federais do município passaram por suas mãos. O próprio Audifax, sua mulher Sueli Vidigal (PDT) e Carlos Manato (PDT). 
 
Na ativa
O ex-prefeito de Guaçui Luiz Ferraz Moulin (PSDB) teve sua candidatura barrada este ano, mas não está à toa no processo eleitoral. O tucano encontra-se em plena atividade na campanha de Zé Luis Caversan (PMDB), que tenta combater a vereadora Vera Costa (PDT). É Moulin quem dá as cartas. 
 
Legado
Em Baixo Guandu (noroeste do Estado), eternizou-se a figura do padre Alonso Benício Leite, que faleceu em 1991, aos 76 anos, tendo como principais características a agilidade, forte influência em eleições e convivência harmônica com a bandidagem no município. Hoje consideradas marcas presentes no secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite. Que vem a ser sobrinho do padre e leva o mesmo nome no batismo. É Vanderson Alonso Leite. 
 
Mais um
O candidato a prefeito em Fundão (norte do Estado), Claydson Pimentel Rodrigues (PSB), reclama da destruição de faixas de sua campanha distribuídas pela cidade.  
 
140 toques
“Se o Senado errou em não recolher o Imposto de Renda devido, nós, senadores, fomos, mesmo que involuntariamente, beneficiados”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema”. Ronald Reagan

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/